Se você acha que comeu demais na última viagem do feriado, ou simplesmente não está se sentindo bem fisicamente nos últimos dias, talvez seja hora de pensar em uma alimentação desintoxicante. Após um período mais relaxado é comum que nossa pele, cabelos, organismo “reclamem” ao voltarem para a rotina e isso tem tudo a ver com o que colocamos para dentro. O organismo nessa hora precisa de algo mais radical, como se fosse um tratamento. Por isso, separamos duas opções de receitas de sopas detox para você incrementar em sua rotina e se livrar de tudo o que tiver de ruim no seu corpo.
Os alimentos desintoxicantes promovem a redução dos processos inflamatórios e aumentam a liberação de toxinas, como substâncias ruins que ingerimos junto com alimentos processados e cheios de agrotóxicos e poluentes do ar.
Anote as receitas!
Receitas de sopas detox
Sopa detox cor de abóbora
Ingredientes
2 xícaras de abóbora cabotiá descascada e picada
1 cenoura descascada em rodelas
1 tomate italiano picado
2 dentes de alho picados
1 colher de chá de óleo de canola
2 colheres de chá de gengibre ralado
1 colher de chá de açafrão da terra ou cúrcuma
1 ramo de alecrim
Água (o quanto precisar)
Sal marinho à gosto
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, refogue a cebola, o gengibre e o alho no óleo até murchar. Acrescente a cenoura, a abóbora e o tomate e refogue mais um pouco. Coloque a água e cozinhe na pressão até amolecerem. Bata no liquidificador ou mixer e volte para a panela deixando engrossar um pouco. Acrescente o açafrão, o alecrim, e o sal. Cozinhe por mais alguns minutos. Sirva em seguida.
Rendimento
2 a 3 porções.
Sopa de shitake e aipo
Ingredientes
300 gramas de tomate sem pele e sem sementes, de preferência orgânicos
2 copos de água filtrada
1 xícara (chá) de cogumelo shitake (já hidratado)
1 cebola média picada
Meia xícara de talo de aipo picado
3 colheres (sopa) de manjericão picado
1 colher (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de amido de milho
Sal marinho a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o óleo e junte a cebola e o tomate. Refogue por 10 minutos, espera esfriar e transfira para um liquidificador. Acrescentar o manjericão, o aipo, a água, o amido de milho e o sal. Bata até ficar homogêneo e volte com a mistura para uma panela. Adiciona o shitake e deixar cozinhar, mexendo até encorpar. Na hora de servir, decore com folhas de manjericão fresco.
Sirva quente e bom apetite!