Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Dalí foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha.
Dalí sempre se interessou pelas artes plásticas e no ano de 1921 entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, em Madri. Contudo, no ano de 1926 foi expulso por afirmar que ninguém era competente para avaliá-lo e mais tarde, no ano de 1929, foi para Paris onde conheceu Picasso, cuja arte influenciou muito seu trabalho.
O artista representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. Cores vivas, luminosidade e brilho marcaram suas obras e seu estilo. A famosa obra “A persistência da Memória”, que mostra um relógio derretendo, é resultado de seu contato com a psicologia Freudiana, que também o influenciou. Obras como essa levaram Dalí a fazer parte do movimento surrealista.
Mais tarde casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanova Diakonova e então foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. Viveu até o final da sua vida nos Estados Unidos com sua esposa e faleceu em em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca.
Salvador Dalí foi embora deste mundo mas deixou viva sua marca através da sua arte inconfundível.
Depois conta pra gente o que você achou, combinado?
Até a próxima!