Rio Eco Pets
Atitude Bemglô

Rio Eco Pets

Rio Eco Pets

A capital do Rio de Janeiro é um ponto de encontro entre projetos inovadores que pensam a cidade e a sustentabilidade. Hoje é o dia de falarmos do Rio Eco Pets, um grupo que há 1 ano atua em todas as zonas da capital com um propósito muito simples: coletar tampas de plástico para ajudar a causa animal.

Pode ser tampinha de garrafa, material mais comum na coleta, de produtos de higiene e limpeza, ou mesmo tampas de potes variados como o de sorvete. O projeto recolhe tudo, vende em cooperativas de reciclagem, e doa todo o dinheiro para instituições de cuidado animal variadas, seja para cuidados gerais ou principalmente castração.

Rio Eco Pets: amor voluntário pelos animais e meio ambiente

O projeto é voluntário e para isso precisa de pessoas que decidam fazer parte da iniciativa, que em 1 ano de atividades (o surgimento foi em 14 de janeiro de 2018) já reciclou mais de 5 toneladas de material plástico e custeou a castração de 22 animais. A meta para 2019 é dobrar este número e o grupo já começou janeiro com chamada para voluntários nos bairros Centro, Grajaú, Andaraí, Laranjeiras, Copacabana, Ipanema, Freguesia, Recreio, Campo Grande, além das cidades de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São João de Meriti. Se tiver interesse em participar, acesse aqui. Se você for dono de um estabelecimento e quiser fazer dele um ponto de coleta de tampinhas, também não deixe de entrar em contato.

Apesar da pouca idade, o Rio Eco Pets já acumula 4 mil seguires no Instagram e praticamente 3 mil no Facebook, número representativo para um projeto que atua sem qualquer incentivo financeiro. O projeto estrutura-se apenas no voluntariado e nos estabelecimentos parceiros. No total, são mais de 70 posts de coleta. Além dos bairros e cidades já citados, o Rio Eco Pets tem ponto nos bairros de Vila Valqueire, Taquara, Santa Cruz, Barra da Tijuca, Leme, Leblon, Jardim Botânico, Gávea, Flamengo, Cosme Velho, Botafogo, Vila Isabel, Tijuca, Rio Comprido, Penha Circular, Méier, Ilha do Governador e Higienópolis. Além das cidades de São Gonçalo, Nova Friburgo e Niterói. Confira abaixo todos os endereços completos.

O lixo plástico é um grande vilão dos mares e de todo o nosso ecossistema, e sua reciclagem é extremamente necessária (já falamos sobre isso aqui). Como é o caso do Rio Eco Pets, a reciclagem é uma forma de responsabilidade ambiental e também fonte de renda para muitas famílias. Para o grupo, fonte direta para outra causa, a animal. Na capital carioca, não há sequer dados sobre a situação dos animais de rua, mas instituições como a Socioedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), que desde 1943 atua na cidade, lutam contra o número crescente e situações de super lotação.

O Rio Eco Pets é uma ponte entre esses dois universos, que atuam lado a lado e se complementar. Que bom seria um meio ambiente saudável com animais vivendo com qualidade. Participar de iniciativas que também visam esse bem é uma forma de fazer essa sonho tornar-se realidade. Tudo pode começar apenas com uma tampinha.

Além do empenho, o grupo tem política de prestação de contas. Neste mês, o Rio Eco Pets já realizou a primeira doação de 2019. R$1.000,00 dividido igualmente entre as organizações Casa Diolanda, Lar Temporário Oásis, Os Indefesos e Dogs General Osório. Parabéns, Rio Eco Pets!


LOJA BEMGLÔ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?