Ria mais e coma menos
Vida Saudável

Ria mais e coma menos

Ria mais e coma menos

Desopilar o fígado é uma expressão popular que remete ao relaxamento e desintoxicação das tensões emocionais através do riso. Raivas e revoltas pairam no fígado, que segundo a medicina chinesa, rege os músculos e tendões. Determinados sentimentos travam os músculos, dão dor nas costas e podem até gerar torcicolo e tendinite. Portanto, antes de mais nada, ria mais e saiba o porquê abaixo.

Na primavera devemos dar mais atenção à limpeza do fígado através da alimentação, da respiração, do estado de espírito e humor.

O sabor ácido, em dose moderada, facilita a desintoxicação do fígado. O limão é uma fruta bastante indicada nesta estação e pode ser consumido em forma de suco ou nas saladas. Limonada combina com primavera. Carboidratos e principalmente os mais doces, elevam a serotonina e nos relaxam, por isso a pessoa ansiosa vive querendo açúcar ou farináceos. A elevação da serotonina, um hormônio que fabricamos nos momentos de alegria e prazer, relaxa o corpo e reduz a fome. Doces acalmam, porém em excesso engordam e nos causam vários males entre eles o acúmulo de gordura no próprio fígado. Não é preciso banir o açúcar, mas é necessário restringi-lo. Penso que hoje somos todos ansiosos e se formos usar o açúcar como ansiolítico, acabaremos com problemas mais sérios e ficaremos ainda mais nervosos. Um pouco de açúcar relaxa os músculos tensos e facilita a expiração do ar preso, mas o excesso de doce descontrai tanto, que gera flacidez. O açúcar destrói o colágeno.

Para driblar o pedido do corpo em relação ao doce, podemos lhe oferecer o riso. Estímulos que nos levam ao riso também desobstruem o fígado para que ele possa livrar-se das energias e toxinas estagnadas. Rindo mais a gente come menos. Da mesma forma que a comida reduz a ansiedade por um determinado momento, o riso faz o mesmo. Rir solta os ombros e eleva a serotonina. Rindo a gente solta o ar enquanto que nas tensões, a gente o prende no peito. O ansioso vive retendo a inspiração no tórax e fazendo expirações mais curtas. O ar preso deixa a boca em um formato como se tivesse um ovo inteiro dentro dela; isso também acontece quando levamos um susto. Muitos ansiosos vivem com a aparência de assustados. Viver em estado de apreensão contrai músculos e tendões e nos deixa mais vulneráveis às entorses e acidentes na cozinha, na rua e nas academias.

Exercícios aeróbicos, yoga e dança auxiliam na limpeza do fígado e também favorecem a fabricação da serotonina. A expiração que acontece espontaneamente quando a gente bufa de raiva ou de saco cheio é uma defesa do organismo para eliminar o excesso de tensão através do sopro, por um mecanismo semelhante ao de uma válvula de panela de pressão. E para não engordarmos e nem explodirmos em hora errada, uma das receitas para desopilar o fígado é expirar mais, substituir as guloseimas por uma boa comédia e rir à vontade.

Até a próxima.

assinatura-joao-curvo

 

 

 

Conjunto Panelas 5 Peças Alumínio Com Revestimento Cerâmico
Conjunto Panelas 5 Peças Alumínio Com Revestimento Cerâmico

Comprar

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?