Hoje a gente traz uma dica incrível da Gloria Pires: o restaurante Preta, que fica em Ilha de Maré (Salvador-BA). O lugar é super aconchegante e atrai turistas de todos os cantos, mas muita gente ainda não o conhece. Quem gosta de saborear frutos do mar e aprecia decoração, precisa conhecer Preta. Na mesma ilha, você encontra o famoso artesanato de renda de bilro e o doce de banana na palha, que é vendido em todos os cantos. Tudo de Bemglô esse lugar!
Restaurante Preta
Angeluci Figueiredo, proprietária do lugar, é fotógrafa apaixonada por design de interiores e expert em reaproveitamento. Isso fica bem claro no Preta, onde foi criado um espaço com um toque de sustentabilidade visível que pode ser notado desde os barcos transformados em sofás até as ervas usadas na cozinha que vem de uma pequena horta cultivada em uma canoa.
A sugestão da própria dona é a burrata (mussarela de búfala servida com salada de tomates e manjericão e molhos especiais) ou a moqueca de camarão com coco verde e fruta-pão acompanhada de feijão verde e farofa de tapioca e banana.
Para chegar até a ilha de Maré é preciso ir de carro ou ônibus até o Terminal Marítimo de São Tomé de Paripe e pegar um barco que sai diariamente de 20 em 20 minutos. O preço da passagem de barco é R$4,00 durante a semana e R$5,00 nos finais de semana.
Outra maneira de chegar é alugando uma lancha, pois o acesso é mais prático e a viagem mais curta. Os barcos que saem do terminal só transitam de 7h até as 17h, depois disso, não tem como mais sair ou chegar na ilha. Portanto, programe-se e combine com um barqueiro tudo antes.
Vá com roupas leves e de preferência com roupa de banho, pois é preciso colocar o pé na água para descer na ilha e essa é uma das partes mais interessantes! 😉 Se for preciso ou se for do interesse, a ilha também conta com uma pousada que fica no restaurante do casal Neguinha e Pereira.
E aí, gostaram da dica?
Até a próxima!