Razões para evitar embutidos
Vida Saudável

Razões para evitar embutidos

Razões para evitar embutidos
Brinquedo Pimentão
Brinquedo PimentãoComprar

No dia a dia consumimos uma série de alimentos presentes na nossa vida desde a infância e nem sonhamos com o mal que alguns podem fazer ao organismo. Um exemplo disso são os embutidos, que por mais que sejam gostosos e práticos, não fazem bem. Inclusive, crianças jamais devem comer, especialmente as com menos de 3 anos.

Embutidos são alimentos constituídos à base de carne (principalmente suína) picada e condimentada com forma simétrica. São embutidos sob pressão em um recipiente ou envoltório de origem orgânica ou inorgânica, aprovado para consumo. Esse tipo de alimento surgiu com a necessidade de conservar as carnes, mas tornaram-se produtos altamente consumidos com o tempo por todos. Além de carne, o embutido leva gordura, açucares, nitratos e nitritos, conservantes e tripas.

Um dos maiores perigos dos alimentos embutidos está em conter nitrito e nitratos, essas são substâncias usadas para conservação dos alimentos e estão presentes também nos enlatados. Essas substâncias, no nosso estômago se transformam em nitrosaminas, substância que cientificamente é comprovada como cancerígena se consumida de forma contínua e abundante. Ou seja, se você comer 1 cachorro-quente uma vez por ano não vai te fazer mal, mas se for comer sempre substituindo o jantar, por exemplo, certamente estará aumentando as chances de um câncer.

Além da relação com o câncer, o alto teor de sódio é um dos problemas mais citados desse tipo de alimentos, e eles não só podem ser nocivos às pessoas portadoras de hipertensão e sim para qualquer pessoa. Aumentam a pressão, causam retenção hídrica, entre outros diversos problemas.

Portanto, evite salsichas, linguiças, mortadela, presunto e afins. Prefira o peito de peru ou blanquet na versão light, mas não faça disso um hábito diário.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?