Pintar o cabelo em casa é mais fácil do que você pensa. Hoje em dia, existem fórmulas hidratantes acessíveis no mercado, tintas de todos os tipos e tonalidades e mil maneiras de aprender o processo da forma mais profissional possível. Hoje, separamos algumas dicas para te ajudar e incentivar esta prática, mas lembre-se, dependendo do histórico do seu cabelo, só um cabeleireiro profissional poderá determinar o que deve ser feito.
O que preciso saber para pintar o cabelo em casa?
Em primeiro lugar analise as opções e leve em conta seu objetivo e o histórico dos fios.
Se você tem alguma química: invista nos tonalizantes. Livres de amônia, agridem menos o cabelo já sensibilizado.
Quer mudar a cor: escolha sempre a tonalidade mais clara, porque se não ficar bom, fica bem mais fácil escurecer depois do que clarear.
O objetivo é cobrir os fios brancos: se forem maioria, prefira a coloração permanente ao tonalizante.
Preparação
Antes de tudo, fortaleça o cabelo na semana que antecede o dia da coloração. O ideal é usar uma máscara reconstrutora para nutrir os fios e deixá-los prontos para qualquer possível agressão. Organize tudo antes de começar: divida o cabelo em quatro partes, proteja a testa com hidratante ou vaselina e só então misture a tinta à emulsão reveladora e à água oxigenada. Não espere muito para aplicar, pois a amônia possui um pico de ação e pode perder o poder de ação.
Se deu algo errado
Para evitar surpresas desagradáveis, evite lavar o cabelo um dia antes do processo e não use leave-in ou outros finalizadores. Se for retocar, aplique a coloração na raiz e só quando faltarem 15 minutos, passe no restante do cabelo.
Evite lavar o cabelo um dia antes do processo e dispense o uso de qualquer tipo de leave-in. Os resíduos de produtos podem atrapalhar a penetração dos pigmentos.
Escolha a cor, converse com profissionais, leia bastante e invista em produtos específicos para cabelos coloridos. Agora é só arrasar com o cabelo novo! 😉