Localizada na Argentina e com um pedaço no Chile, a região da Patagônia encanta por seus cenários de tirar o fôlego. De um lado, os Andes, gigantes nevados de granito que agradam os montanhistas e do outro, o Oceano Atlântico, gelado por conta das correntes antárticas, mas rico em espécies marinhas.
Muita gente que começa a planejar um mochilão por esse lugar incrível não sabe: é impossível conhecer a Patagônia em apenas uma viagem. Logo, o ideal é planejar roteiros divididos em duas idas.
O que fazer na Patagônia
Para a maioria dos brasileiros, o foco é a estância de Bariloche, na província argentina de Rio Negro. Deslumbrante no verão, quando é possível praticar canoagem e windsurf nas águas do lago Nahuel Huapi, chama mesmo a atenção durante a temporada de esqui, de junho a setembro. De quebra, é uma das pontas das belíssima travessia do lagos andinos, que vai até Puerto Montt, no Chile.
Perto dali, também é possível conhecer San Martin de Los Andes, uma estância charmosa, e Junín de los Andes. O melhor deste lugar é montar a cavalo, pescar com fly ou divertir-se em longas caminhadas em trilhas montanhosas. Aproveite também para conhecer o Parque Nacional Lanín, onde você conta com belas florestas de araucania e vulcões nevados. Outro destino recomendado é o El Calafate, onde encontra-se o magnífico glaciar Perito Moreno com uma vista linda da América do Sul.
Para chegar até a Patagônia, pegue um voo saindo de Buenos Aires, tanto do Aeroparque como do terminal internacional de Ezeiza. Viedma, Bariloche, El Calafate, Puerto Madryn e Río Gallegos são algumas das melhores opções.
Arrumando o “mochilão”
Não se engane, na Patagônia você passa por todos os tipos de clima em um só dia. A temperatura pode cair ou subir, seja no verão ou inverno. Portanto, leve artigos básicos e essenciais como protetor solar, boné, capa de chuva, boas botas ou calçado para caminhada, óculos de sol e agasalhos. Para organizar tudo e não perder tempo procurando, invista em bolsas de vários tamanhos para dividir cada tipo de roupa e um saco de lingerie, que é super prático.
Boa viagem!