Outubro Rosa
Quarta Gloriosa

Outubro Rosa

Outubro Rosa
Sabonete Líquido Bemglô 200 ml
Sabonete Líquido Bemglô 200 mlComprar

Neste mês, faz um ano que participei da campanha “Se toque contra o câncer de mama” em prol da conscientização sobre a necessidade da prevenção do câncer de mama. No mês de outubro, acontece o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de todos. O objetivo é conscientizar as mulheres reforçando a importância do auto exame das mamas e dos exames radiológicos para prevenção deste mal.

Hoje resolvi falar sobre esta questão e reforçar a importância de uma vida saudável, afinal ainda não descobrimos a cura para todos os males e estamos vulneráveis durante toda a vida. Como já disse aqui, eu me preocupo com minha alimentação e amo pesquisar sobre o assunto. Faço atividades físicas e além disso, faço check-up a cada 6 meses para ver se está tudo bem.

Muitas vezes, deixamos certas coisas para lá, como consultas médicas e esses sinais que o corpo vai dando, mas saúde é prioridade. Se não estamos bem, como enfrentaremos as outras questões da vida? Por isso, hoje fica o meu pedido: cuide-se e preste atenção no seu corpo. Separe uma agenda ou um caderninho e vá marcando consultas regulares para ver se está tudo bem. Seu corpo é seu lar, mantenha ele sempre 100%!

A seguir, separei um passo a passo para você fazer o auto-exame das mamas e o que deve prestar atenção caso algo esteja errado com elas.

Auto-exame das mamas

1. Na frente do espelho, antes do banho, levante e abaixe os braços. Observe se há alguma alteração na pele, formato, abaulamentos ou retrações.
2. Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize suavemente os dedos da mão esquerda sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo com a mama esquerda.
3. Pegue um travesseiro e coloque-o debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda coloque atrás da cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Agora mude a posição para o lado direito e apalpe a mama direita da mesma foma.
4. Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.

Os sinais a serem percebidos podem ser os seguintes:

– Um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja
– Alterações no bico do peito
– Aparecimento de pequenos caroços ou nódulos na região embaixo dos braços, nas axilas
– Ferida ao redor do mamilo
– Secreções pelos mamilos

A mulher que teve um caso destes na família deve fazer o exame a partir dos trinta e cinco anos, uma vez por ano. Se todos se conscientizarem, fica bem mais fácil descobrir o problema logo no começo e prevenir mortes. Cuide-se e viva muito melhor!

Beijos e até a próxima!

Links dos vídeos da campanha:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=e3cJeicZnyE

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=XSvCBo94qZs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?