Os riscos dos corantes artificiais
Dicas Bemglô

Os riscos dos corantes artificiais

Os riscos dos corantes artificiais
Livro A Arte de Se Cuidar
Livro A Arte de Se Cuidar | Dicas Bemglô | Corantes artificiais

Comprar

Os corantes artificiais estão presentes em vários alimentos do nosso dia a dia e no meio da correria, nos esquecemos do mal que ele faz ao nosso organismo. Mas por que o corante artificial faz tão mal a saúde?  Hoje a gente te conta a origem desta substância e explica os malefícios dela.

Corantes artificiais e seus males

A lista de alimentos que contém corantes artificiais é enorme: balas, doces, massas, iogurtes, bebidas, carnes e por aí vai. Seu objetivo é tornar o alimento mais saboroso, melhorar a aparência e estimular o apetite do consumidor. O problema é a consequência disto no organismo, principalmente nas crianças. Em países mais conscientes, como Áustria e Noruega, o uso de corantes já é proibido e exigem uma etiqueta de advertência para os que possuem este “ingrediente”.

Abaixo, uma lista de razões para evitarmos ao máximo alimentos com corantes:

Provocam hiperatividade nas crianças

A relação da hiperatividade nas crianças com o corante é comprovada em vários estudos. Na Austrália, por exemplo, uma pesquisa com 200 crianças mostrou que 75% tiveram melhoria no comportamento depois que tiraram os corantes. (Fonte: Cura pela natureza)

São feitos de petróleo

Alguns corantes vem de uma fonte de combustível, o petróleo, que mesmo consumido em pequena quantidade faz mal. Muitas bebidas energéticas e outras mais populares são derivadas do petróleo e nem fazemos ideia disso.

São cancerígenos

Os corantes vermelho 40 e amarelo 5 e 6 contém benzeno, que é cancerígeno. A maioria dos países proíbe o uso de alimentos que possuem benzeno, mas empresas americanas continuam comercializando livremente corantes vermelhos e amarelos em muitos alimentos, como em balas, por exemplo. Alguns macarrões e queijos processados são tingidos de corante amarelo 6 a fim de chamar mais atenção do consumidor.

Outros males causados pelos corantes artificiais:

– Reações alérgicas

– Obesidade

– Asma

– Diabetes

– Danos cromossômicos

– Hipoglicemia

– Danos em órgãos

– Defeitos de nascença​

Prefira sempre os alimentos mais naturais e de preferência, orgânicos para uma vida mais saudável. Se houver algum problema de saúde, consulte um médico.

Até a próxima!

 

 

2 thoughts on “Os riscos dos corantes artificiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?