Os corantes artificiais estão presentes em vários alimentos do nosso dia a dia e no meio da correria, nos esquecemos do mal que ele faz ao nosso organismo. Mas por que o corante artificial faz tão mal a saúde? Hoje a gente te conta a origem desta substância e explica os malefícios dela.
Corantes artificiais e seus males
A lista de alimentos que contém corantes artificiais é enorme: balas, doces, massas, iogurtes, bebidas, carnes e por aí vai. Seu objetivo é tornar o alimento mais saboroso, melhorar a aparência e estimular o apetite do consumidor. O problema é a consequência disto no organismo, principalmente nas crianças. Em países mais conscientes, como Áustria e Noruega, o uso de corantes já é proibido e exigem uma etiqueta de advertência para os que possuem este “ingrediente”.
Abaixo, uma lista de razões para evitarmos ao máximo alimentos com corantes:
Provocam hiperatividade nas crianças
A relação da hiperatividade nas crianças com o corante é comprovada em vários estudos. Na Austrália, por exemplo, uma pesquisa com 200 crianças mostrou que 75% tiveram melhoria no comportamento depois que tiraram os corantes. (Fonte: Cura pela natureza)
São feitos de petróleo
Alguns corantes vem de uma fonte de combustível, o petróleo, que mesmo consumido em pequena quantidade faz mal. Muitas bebidas energéticas e outras mais populares são derivadas do petróleo e nem fazemos ideia disso.
São cancerígenos
Os corantes vermelho 40 e amarelo 5 e 6 contém benzeno, que é cancerígeno. A maioria dos países proíbe o uso de alimentos que possuem benzeno, mas empresas americanas continuam comercializando livremente corantes vermelhos e amarelos em muitos alimentos, como em balas, por exemplo. Alguns macarrões e queijos processados são tingidos de corante amarelo 6 a fim de chamar mais atenção do consumidor.
Outros males causados pelos corantes artificiais:
– Reações alérgicas
– Obesidade
– Asma
– Diabetes
– Danos cromossômicos
– Hipoglicemia
– Danos em órgãos
– Defeitos de nascença
Prefira sempre os alimentos mais naturais e de preferência, orgânicos para uma vida mais saudável. Se houver algum problema de saúde, consulte um médico.
Até a próxima!
Demais essas dicas sobre pescaria com iscas artificiais, muito obrigado pelas dicas.
É muito bom poder contribuir positivamente. Obrigada pelo feedback 🙂
Por que nosso país não se importa?