O estado de Minas Gerais é nacionalmente conhecido por sua gastronomia, cultura popular e calorosa receptividade com turistas. Não há quem não resista ao sotaque charmoso, deliciosos pães de queijo e cidades cheia de cultura, história e paisagens bucólicas. Tudo isso está ainda mais presente nas pequenas cidades do interior sobretudo nas que formam a região sul de Minas.
Neste período de frio, cidades como Extrema, Capitólio e Aiuruoca possuem mais do que um nome curioso. Pelo contrário, oferecem tudo o que precisamos: hospitalidade, muita natureza e pousadas aconchegantes. Confira.
Cidades imperdíveis do Sul de Minas
Extrema
Onde no passado era uma antiga fazenda, hoje habitam cerca de 34 mil pessoas e leva o nome de Extrema. A pequena cidade, a quase 500 quilômetros da capital Belo Horizonte, pra muitos é a porta de entrada pra quem chega ao Sul de Minas. Seu nome justifica-se por ser a cidade mais ao sul do estado, e o último em direção a São Paulo, ligando ambas as capitais.
A cidade é discreta, mas oferece bons passeios. Na Serra da Mantiqueira que perpassa a região de Extrema, as montanhas formam cachoeiras imperdíveis e trilhas cheias de aventura. Uma delas leva até o Pico do Lopo, a quase 2.000 metros de altura. Já para quem gosta de cachoeira, o Parque Municipal Cachoeira do Salto é o destino preferido, onde está a principal da cidade de muita vegetação nativa, além de toda a estrutura para receber turistas.
Capitólio
Nem tão popular como Extrema, e literalmente minúsculo, o município de Capitólio, com pouco mais de 8 mil habitantes, pode ser uma grande surpresa para quem está passando pelo Sul de Minas. Capitólio fica há quase 300 quilômetros da capital, e muitos percorrem esse trajeto apenas para conhecer as águas que banham a cidade.
Aventura e Ecoturismo é o cartão de visitar da pequena cidade com grandes atrações. Ela é uma das banhadas por um dos maiores lagos artificiais do mundo, o Lago de Furnas. Com mais de 1.400 quilômetros quadrados, o lago quivale a quatro Baías de Guanabara (Rio de Janeiro). Só neste lago é possível visitar diversas cachoeiras e trilhas. Mas outro destino tão procurado quanto é o Paraíso Perdido, um recanto com mais de 18 piscinas naturais cristalinas em meio à Serra da Canastra.
Aiuruoca
Com pouco mais de 6 mil habitantes, a simples Aiuruoca é um verdadeiro recanto de paz e harmonia com a natureza. Este único município faz parte não só da Serra da Mantiqueira como do Circuito Terras Altas e do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Os morros no entorno são definitivamente o maior encanto de toda a natureza da região.
Como é de se esperar do Sul de Minas, as cachoeiras também estão presente em Aiuruoca. O Vale dos Garcias é um desses passeios imperdíveis, com um circuito de cachoeiras com direito a hidromassagens naturais. As trilhas e mirantes com vistas exuberantes completam o pacote. Para os amantes dos esportes mais radicais, o trekking é uma opção no Pico do Papagaio, formação rochosa com mais de 2 mil metros de altura. De Aiuruoca, vale ainda um passeio por todo o circuito das Terras Altas da Mantiqueira, com mais de 85 cachoeiras e muitas opções de esportes de aventura, como rapel, tirolesa e canyoning.