O prazer e o chocolate
Vida Saudável

O prazer e o chocolate

O prazer e o chocolate

A vontade de chocolate não passa comendo outro tipo de doce. A química que ocorre entre o chocolate e o prazer se deve a um de seus componentes, o aminoácido feniletilamina, que é precursor da serotonina, que fabricamos em momentos de felicidade ou prazer. A serotonina desempenha o papel de neurotransmissor no cérebro. A redução de serotonina no organismo pode resultar em irritabilidade, sentimentos de menos valia, crises de choro e alterações do sono. A serotonina encontra-se diminuída nos melancólicos e depressivos.

Caneca Porcelana Receita Submarino de Chocolate
Caneca Porcelana Receita Submarino de ChocolateComprar

O chocolate melhora a atenção por ter a teobromina e a cafeína, substâncias que exercem ação estimulante no cérebro. O magnésio, que exerce ação no relaxamento dos músculos, também está presente na composição dos chocolates.

O fato deste alimento considerado delicioso, dar energia, espantar a melancolia, melhorar a atenção e relaxar a musculatura faz do chocolate um alimento mágico. Mas tem uma questão: 100 gramas de chocolate têm 500 calorias. E 100 gramas não ocupam quase espaço no estomago e por isso pode não ser difícil repetir outro pedaço. Por serem tão calóricos, os chocolates têm que ser comedidos nas dietas. Quanto aos chocólatras, o melhor é não levar chocolates para casa, pois conviver com eles na gaveta ou no armário, pode ser difícil, sobretudo a noite, quando os fantasmas saem e a maioria das compulsões acordam.

Chocólatras gostam de ter o chocolate no quarto, bem próximo e guardado.

À noite, o chocolate recupera as forças, relaxa e adoça. O chocolate é um alimento que deveria, a princípio, ser reservado para os momentos de celebração. Como a Páscoa é celebração, não abra mão de seu chocolate. É alimento essencial para momentos especiais. Lembra amor e confraternização.

O componente básico do chocolate de cor escura é o cacau, que também lhe confere o sabor amargo. Quanto mais cacau, mais amargo é o chocolate. Chocolates amargos são fontes de antioxidantes.

Já o chocolate branco não tem cacau, ele é feito de manteiga de cacau, gordura saturada e açúcar. Não traz benefícios à saúde.

Os chocolates dietéticos têm em média as mesmas calorias que os chocolates adoçados com açúcar, apenas não têm açúcar e, algumas vezes, são ainda mais gordurosos. Chocolates diet são fabricados para atender ao público diabético e não aos que querem comer menos calorias.

Espero que tenham gostado das dicas,

Até a próxima! 😉

João Curvo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?