Gastronomia de Natal: chocotone sem glúten e sem lactose
Nas Panelas

Gastronomia de Natal: chocotone sem glúten e sem lactose

Gastronomia de Natal: chocotone sem glúten e sem lactose

O chocotone, que é uma derivação do tradicional Panettone, está na lista das coisas mais desejadas na época do Natal. Com a massa mais úmida e recheio de chocolate no lugar das frutas secas, esta sobremesa é praticamente item obrigatório, mas você conhece a origem destes pratos?

Segundo uma das lendas, o panetone foi feito por um padeiro chamado Toni, de uma padaria chamada Della Grazia, em Milão. O jovem era apaixonado pela filha do patrão e inventou esta receita de pão para impressionar o pai dela. Com o passar do tempo, os fregueses começaram a pedir o “Pani de Toni”, que evoluiu para o “panattón” (vocábulo milanês) e depois “panettone”(italiano).

Segundo outra lenda, o panetone foi inventado na corte de Ludovico, o Mouro, na véspera do Natal, entre os anos de 1494-1500. Conta a lenda que o Natal era uma grande festa celebrada com grandes banquetes. Em um dos Natais, a sobremesa que havia sido preparada queimou ao ser assada. Um dos empregados da cozinha, chamado Antonio, havia preparado uma massa com sobras de ingredientes, que pretendia levar para sua casa. Sem outra opção, ofereceu sua massa para servir como sobremesa para a corte. De acordo com a lenda, a sobremesa foi tão apreciada que Ludovico perguntou qual o nome da iguaria. O jovem Antonio, chamado para responder a pergunta de Ludovico, disse que a sobremesa não tinha nome. Ludovico resolveu chamá-la de “Pani de Toni”, dando origem ao nome.

Agora, imagina só poder comer esta delícia na versão fitness? Anote aí e prepare para sua ceia!

Prepare um chocotone sem gluten e sem lactose neste Natal

Pré Fermentação:

1 xíc de água morna (240ml)

1 colher de sopa de açúcar de coco

1 colher de sopa de fermento biológico

Dissolva na água morna o açúcar e o fermento. Reserve em local fechado por 10 minutos até formar uma espuma

Ingredientes:

1 ½ xícara de farinha de arroz

½ xicara de fécula de batata

1 colher de sopa de farinha de linhaça

1 de xícara de polvilho doce

1 xicara de açúcar de coco

3 ovos orgânicos

4 colheres de sopa de óleo de coco

1 colher de chá rasa de goma xantana

1 colher de sopa de fermento químico em pó

4 colheres de sopa de cacau

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de vinagre de maça

2 colheres de sopa de biomassa de banana verde (opcional)

1 xícara de chá de nozes picadas

1 xícara de chocolate picado sem lactose 70% cacau

3 colheres de sopa de raspas de laranja Pitada de sal

Modo de preparo:

Faça a pré-fermentação. Peneire as farinhas e misture os demais ingredientes secos menos a goma xantana e o açúcar (cacau, canela fermento químico). Bata os ovos com o açúcar até crescer um pouco, adicione o óleo, as raspas de laranja e o vinagre. Peneire as farinhas e misture os demais ingredientes secos menos a goma xantana e o açúcar (cacau, canela fermento químico). Bata os ovos com o açúcar até crescer um pouco, adicione o óleo, as raspas de laranja e o vinagre. Acrescente a espuma da pré fermentação aos poucos, coloque em seguida os secos e incorpore bem (se for usar a biomassa coloque agora). Adicione goma xantana e bata mais um pouco. Coloque a massa em um bowl e misture as nozes e o chocolate. Já na forma de panetone, deixe a massa crescer por 30 minutos em local fechado. Asse no forno pré aquecido a 180 C por aproximadamente 35 minutos. Se desejar polvilhe chocolate e amêndoas laminadas antes de colocar no forno.

Bom apetite!

Conjunto Bowl 4 Peças em Aço Inox
Conjunto Bowl 4 Peças em Aço Inox

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?