Salve, Glorioses!
Hoje gostaria de fazer uma reflexão com vocês de como podemos co-criar o futuro da moda de uma forma mais consciente no Brasil ?
Do dia 30 de novembro a 06 de dezembro de 2022, aconteceu o Brasil Eco Fashion Week, um evento muito importante que abordou esse tema e transformou o Senac Lapa Faustolo, uma escola de moda em São Paulo, no palco dessa reflexão.
Importantes marcas de moda responsável desfilaram e apresentaram suas coleções cheias de criatividade e propósito socioambiental.
Em 2019 a Bemglô participou do Brasil Eco Fashion Week com o desfile Manifesto “Natureza versus Resíduos” para falar sobre o impacto do lixo no planeta versus o uso de insumos e fibras orgânicas, disponíveis em abundância no Brasil. Ao mesmo tempo, propôs uma reflexão sobre o papel de cada indivíduo como agente de transformação do mundo e do meio ambiente.
É importante promover uma ampla reflexão sobre como podemos repensar a Moda que existe hoje numa Moda do futuro que precisa contemplar processos de acessibilidade, inclusão, diversidade e redução de impacto.
Muitas vezes compramos de forma desenfreada ou por impulso, sem pensar nas condições que a peça foi produzida, sem mesmo questionar quem a fez e os insumos utilizados.
Não podemos mais ignorar que nossas escolhas diárias, em termos de consumo, impactam diretamente na saúde do planeta. O desafio é enorme, mas temos que abraçá-lo com vontade e urgência. Toda a cadeia produtiva da moda precisa ser repensada, da escolha das matérias-primas ao descarte dos produtos, passando pela forma de distribuição e pela remuneração justa dos trabalhadores.
A Bemglô promove marcas de Moda Consciente e sustentável, a partir do upcycling, second hand, com diversidade, ancestralidade, beleza e responsabilidade.
Vamos buscar conhecer mais sobre a moda que consumimos?
Um beijo e até a próxima Quarta Gloriosa.