Medicina Veterinária Integrativa
NaturalPet

Medicina Veterinária Integrativa

Medicina Veterinária Integrativa

A Medicina Veterinária Integrativa é uma área da Medicina Veterinária que surgiu de forma discreta há alguns anos, acompanhando o movimento que vinha surgindo na Medicina e hoje, esse campo de tratamento está sendo preterido pelos donos de pet cada dia mais, principalmente, por ter uma visão mais humanizada do processo de adoecimento. O fato é que essa área de tratamento vai além daquele tipo de terapia que estamos acostumados, onde o médico é um ditador de medicamentos e o corpo sofre uma dicotomia, em sistemas isolados. 

Dessa forma, essa terapia visa que o Médico Veterinário tenha um olhar além da doença que aquele paciente tem, ainda vai além da adição de medicamentos convencionais que em sua maioria, quando administrados em longo prazo, causam mais mal ao organismo do que bem, resultando em diversos efeitos colaterais. 

Mas afinal de contas, do que se trata a Medicina Veterinária Integrativa?? Tem a ver com uma forma diferente de abordagem terapêutica, valorizando a saúde do organismo e não a doença, sem contar que leva em consideração as pessoas com quem o paciente convive, a atmosfera doméstica o qual está inserido, quais traumas aquele indivíduo passou, bem como com cuidados alimentares, nutricionais, entre outros. Tem a dimensão de avaliar e levar em consideração todos os fatores que podem influenciar na saúde, visando ser uma terapia menos invasiva que proporcione uma melhor qualidade de vida para os pacientes.

As terapias consideradas mais úteis nessa área são: homeopatia oral e injetável, nutracêuticos, ozonioterapia, cromoterapia, medicina chinesa, fitoterapia, dietoterapia por meio de comida de verdade, acupuntura, fisioterapia, hidroterapia, terapia neural, quiropraxia, entre outras.

Se você tem um animal com alterações crônicas e não sabe mais o que fazer, dê uma chance para as terapias tidas como não convencionais, talvez você encontre uma forma de tratamento viável que proporcione uma melhor qualidade de vida, sendo menos invasiva para que seu pet viva mais e melhor.