Maquiagem vegana: faça a sua em casa!
Moda Consciente

Maquiagem vegana: faça a sua em casa!

Maquiagem vegana: faça a sua em casa!

Atualmente, a busca por opções mais naturais para a beleza está em alta. Seja por motivos estéticos, alergia aos químicos ou por protesto aos testes que algumas empresas de cosméticos fazem em animais, é possível fazer uso de ingredientes encontrados na despensa de casa para substituir cosméticos do dia a dia criando uma maquiagem vegana, orgânica e sustentável!

Apesar do conceito de maquiagem à base de vegetais ou frutas parecer estranho, esse tipo de método já é usado há milhares de anos, tanto por tribos indígenas como pela própria Cleópatra, cujo kohl que tanto a caracteriza era feito de gordura de carneiro misturada com pó de chumbo e fuligem.

Sendo assim, que tal incluir esse novo hábito na sua rotina de beleza? De quebra, sua pele ficará mais saudável, a economia com os cosméticos será significativa e você estará em paz com sua consciência!

Dicas para fazer sua maquiagem vegana

Batom vermelho

As sementes de urucum verde, facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, resultam em um produto saudável e de coloração avermelhada intensa. O urucum é rico em cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos e vitaminas B2, B3, A e C. Além disso, possui uma semente com propriedades diuréticas, antibacterianas e adstringentes.

Para a sua fabricação, misture 1 colher de sopa de sementes de urucum com 1/2 colher de sopa de óleo de amêndoas (ou óleo de semente de uva). Coloque em banho-maria, mexendo de vez em quando e adicione metade de um bastão pequeno de manteiga de cacau. Espere esfriar e reserve na geladeira.

Para tons mais fortes, acrescente um pouco de pó de beterraba liofilizada (desidratada), que você também encontra em lojas de produtos naturais. Se quiser dar um efeito mais parecido com o gloss, você pode incluir na mistura um pouco de óleo de coco.

Hidratantes corporais e perfumes

A maioria dos cremes hidratantes industriais contém óleo mineral e essências artificiais, dois ingredientes incompatíveis com o organismo. As moléculas de óleo mineral tendem a tapar os poros, enquanto os corantes e perfumes artificiais representam mais toxinas para o corpo limpar.

A dica aqui é que se substitua o hidratante industrializado por um natural: usando 200 ml de óleo de coco ou de amêndoas, com algumas gotas de óleo essencial de Lavanda. Os óleos vegetais de boa qualidade são rapidamente absorvidos e tratam a pele de verdade. Ainda é possível fazer hidratantes com funções específicas, de uso exclusivo. Por exemplo, usando óleos essenciais de Gengibre e Grapefruit, é criado um óleo anticelulite.

Para os perfumes, indicamos que se misture os óleos essenciais de sua escolha em uma solução com 70% de álcool tradicional e 5% de água.

Rímel

Para fazer um rímel escuro, a sugestão é que se misture extrato de amora com espirulina (vendido em lojas de produtos naturais). Passe nos cílios com cotonete. Para um efeito mais evidente, sugerimos que após a aplicação, se utilize um curvador de cílios para realçar.

Demaquilante

Para lavar o rosto e substituir o demaquilante, faça uma mistura composta por 30% de óleo de rícino e 70% de azeite de oliva extra virgem orgânico (ou óleo de semente de uva extra virgem orgânico, ou então óleo de coco extra virgem orgânico).

Molhe o rosto com água morna e coloque uma quantidade da mistura, do tamanho de uma moeda, nas mãos. Massageie todo o rosto com a ponta dos dedos, não esquecendo das regiões do queixo e pescoço. Umedeça discos de algodão com água morna e retire todo o óleo. Repita o processo todas as noites antes de dormir.

 

É importante lembrar que, apesar de a maquiagem vegana consistir em produtos naturais, algumas pessoas podem ter alergias à alguns ingredientes. Por isso, sugerimos que se você estiver em dúvida, coloque um pouco da mistura em questão na parte superior da mão e faça, assim, o teste de alergia como recomendado em produtos de beleza convencionais.

Cama De Gato - Crafta
Cama De Gato – Crafta

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?