A Manteiga Ghee, de origem indiana, é produzida a partir do leite de vaca ou búfala. É muito parecida com a manteiga de garrafa brasileira e ao “butter oil” americano. Para prepará-la, é necessário retirar parte de sua umidade, proveniente dos resíduos lácteos e proteicos, deixando-a mais pura. Durante o processo, as reações e interações entre a lactose, as proteínas e os minerais agregam um leve sabor e aroma amendoado, tornando a Manteiga Ghee ainda mais gostosa e especial.
Benefícios da Manteiga Ghee
A Manteiga Ghee traz diversos benefícios para o organismo, pois é fonte de Vitamina A e não contém Sódio. Ela é de fácil digestão e agrega sabor e aroma aos alimentos. Além disso, também age como antioxidante e, dependendo da forma de preparo, pode ser isenta de lactose.
Ainda sobre a lactose, comercialmente a manteiga ghee é encontrada como sem lactose e pode ser consumida por intolerantes a lactose. Mesmo assim, é importante lembrar que no processo caseiro poderá restar algum resíduo de lactose, tornando-a não recomendada.
Como preparar a sua manteiga ghee caseira
Para preparar a sua Manteiga Ghee em casa, o passo a passo é muito simples e fácil.
Primeiro, corte 500g de manteiga sem sal em cubos. Depois, em uma panela sobre fogo médio, coloque os cubos de manteiga. Espere derreter e, com o auxílio de uma escumadeira ou peneira, retire a espuma e o soro que formar na superfície.
Continue com este processo por aproximadamente 40 minutos e evite mexer ou misturar a manteiga. Quando a manteiga começar a decantar e dourar, desligue o fogo e coe a manteiga com a peneira. Guarde em um recipiente higienizado e utilize em alimentos e produções que requerem o uso de manteiga comum, margarina ou outras gorduras.
A manteiga ghee pode ser utilizada em qualquer alimento, principalmente em substituição à manteiga comum. Na medicina indiana, é usada como um antídoto para alimentos muito apimentados e até como óleo de massagem.