Limpando os pulmões e dando brilho à voz
A voz mostra o brilho da nossa energia. Reflete a vivacidade e o cansaço. A força dos pulmões também aparece na voz. Com a árvore respiratória limpa, melhora-se o brilho da voz e também as defesas do corpo. Com os pulmões limpos ficamos mais alertas e corajosos. Mas quando tratamos mal os nossos pulmões, surgem os pigarros, rouquidão e uma tendência de encaracolar o corpo. Brônquios, traqueia, laringe, seios da face e narinas são maltratados por fumaça, poluição e cheiros tóxicos. Sinusites mal curadas geram uma estagnação permanente de focos infecciosos silenciosos, que podem voltar a se manifestar assim que ocorrer uma queda de imunidade, um choque térmico ou um estresse a mais.Por isso, hoje trago duas receitas de chá que vão ajudar de forma natural a melhorar o sistema respiratório.
Chá de Raiz de Lótus, Gengibre e Canela:
Raiz de lótus é indicada na dieta chinesa para fortalecer nossas defesas e eliminar secreções respiratórias. O gengibre é anti-inflamatório e junto à canela age promovendo movimento aos mucos e secreções acumuladas, para que possam ser eliminados.
Ingredientes: 500 ml de água / 3 rodelas de raiz de lótus / 1 pedaço de canela em pau (cerca de 15 cm) / 1 colher de sopa de raiz de gengibre picado.
Modo de preparo: Em uma panela com a água fervente cozinhe os 3 ingredientes por 10 minutos (panela fechada).
Chá de Guaco para acalmar a tosse
Ingredientes: 8 folhas de guaco, 1 colher (sopa) de mel e 500 ml de água.
Em um recipiente com 500 ml de água fervente, adicione as folhas de guaco, tampe e desligue o fogo. Deixe o chá descansar por aproximadamente 15 minutos, depois coe e adoce com mel. O ideal é que seja consumido quente em pequenas porções (xícaras de café) 3 a 4 vezes ao dia.
Até a próxima!
Dr. João Curvo