Wassily Kandinsky foi um artista plástico russo, professor da Bauhaus e pioneiro do abstracionismo nas artes plásticas. Apesar de ter nascido na Rússia, adquiriu nacionalidade alemã em 1928 e depois a francesa em 1939. Estudou Direto e Economia mas desistiu da carreira de advogado. Filho de pais divorciados, ele foi educado pela tia, optando a princípio pela música, que posteriormente refletirá em seu trabalho como pintor, pois ela lhe confere noções essenciais de harmonia e evolução.
Com o tempo encontrou-se finalmente no mundo das artes visuais, ao se apaixonar por uma tela de Monet. Kandinsky chamou a arte abstrata como beleza interior, fervor de espírito e uma necessidade funda de desejo espiritual. Mais tarde, ele foi lembrado como sendo fascinado e estimulado pela cor como uma criança.
A tela “O cavaleiro azul” (1903) reproduz um personagem de contos de fada simbolizando o combate entre o bem e o mal, luta e transformação. Este tema se repete muito em determinada fase da vida do pintor.
Suas obras, abstratas, são muito coloridas cheias de simbolismo e alma. Se ficar mais curioso visite sua exposição atualmente instalada no CCBB. 😉
Depois conta pra gente o que achou de Kandinsky, combinado?
Até a próxima!