#JulhoSemPlástico: 30 dias para fazer diferente
Quarta Gloriosa

#JulhoSemPlástico: 30 dias para fazer diferente

#JulhoSemPlástico: 30 dias para fazer diferente

Salve, glorioses. Não é de hoje que a ONU avisa: se não fizermos algo até 2050, haverá mais plástico do que peixes no mar. O material, uma inovação da indústria para revolucionar a sociedade e que está presente em praticamente tudo o que consumimos, tornou-se um verdadeiro desastre ambiental, fruto da produção em excesso e descarte incorreto. 

 

Você sabia que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo? E o pior é que não reciclamos nem 3% disso. Na verdade, segundo o estudo “Solucionar a Poluição Plástica” da organização WWF (World Wide Fund for Nature), cada brasileiro produz em média 1kg de lixo plástico por semana! 

 

Ele está nas embalagens, sacolas, canudos, copos e talheres descartáveis… se olhar ao redor, certamente vai encontrar plástico. Mas apesar da praticidade, a má gestão faz do material uma verdadeira ameaça, contaminando o solo, os rios e a vida marinha. E como ir contra isso?

 

Em 2011, diante o alarde mundial, a organização australiana Earth Carers Waste Education (Cuidadores da Terra Educação de Resíduos) começou a campanha #PlasticFreeJuly, #JulhoSemPlástico aqui no Brasil, com a iniciativa de diminuir drasticamente o uso de descartáveis durante 1 mês e apresentar opções sustentáveis de consumo, mostrando que é possível substituir!

 

O movimento tomou proporções mundiais e em 2021 completa 10 anos. E é claro que nós também queremos estar nessa e compartilhar o desafio. 

 

Por onde começar? Faça o que você puder. Analise a sua rotina e veja onde o plástico mais aparece. As sacolas do mercado estão tomando conta da sua casa? Talvez seja a hora de finalmente trocá-las por uma retornável, de tecido. O mesmo para os copos descartáveis, que podem facilmente serem substituídos. E elimine de vez os canudos de seus hábitos de consumo! 

 

Se nas prateleiras só tem alimento embalado em plástico, por que não ir à feira e comprar direto com o produtor? Até na hora de armazenar frutas e legumes na geladeira você deve se deparar com plástico, mas hoje temos protetores biodegradáveis e até um bom pano de algodão já é suficiente. 

 

Vale lembrar que cerca de 40% de todo plástico produzido no mundo é usado apenas uma vez, sendo que ficarão séculos na natureza! Você não quer fazer parte desse número, né?

 

O que o movimento propõe é um exercício de auto avaliação e adaptação. Não há nada que não possa ser substituído por uma opção mais sustentável. E se ao final do mês, você quiser continuar com os hábitos mais saudáveis, você entendeu o desafio. 😉 

 

Então vamos nessa? Eu quero ver como você substitui o plástico no seu dia a dia. Publique uma foto nas suas redes sociais e marque a @Bemglo usando a hashtag #julhosemplastico. 

 

Um beijo e até a próxima Quarta Gloriosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?