Itaú Cultural exibe trabalho e vida do designer Sergio Rodrigues
Arte & Cultura

Itaú Cultural exibe trabalho e vida do designer Sergio Rodrigues

Itaú Cultural exibe trabalho e vida do designer Sergio Rodrigues

Desde o último dia 09 está em exposição no Itaú Cultural, em São Paulo, a mostra “Ser Estar, Sergio Rodrigues”, que retrata a vida e criações do famoso designer brasileiro, responsável por móveis que colocou o Brasil no cenário mundial do design mobiliário. Nos mais de 60 anos de carreira, Sergio Rodrigues criou mais de 1,2 mil móveis. 500 dessas peças estão disponíveis para visitação e apresentam um pouco da produção e estilo do artista.

Rodrigues não só é designer como arquiteto, formado pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (FNA), hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1951. No mesmo ano, a convite do também arquiteto David Xavier de Azambuja, participa do projeto que elabora o Centro Cívico de Curitiba, bairro da capital paranaense. Ainda em Curitiba, funda em 1953 a loja Móveis Artesanal Paranaense, e em 1955 a Indústria Oca, um estúdio que mescla arquitetura, design de interiores e cenografia. O projeto permanece em atuação por 13 anos, até fechar as portas em 1968 após expor mais de mil criações.

Sobre a mostra Ser Estar, Sergio Rodrigues

Para conhecer toda essa história, é possível conferir desenhos, rascunhos, vídeos, fotos, documentos e plantas de Rodrigues, além de criações feitas ainda na infância, como carros e aviões de brinquedos. A curadoria fica sob responsabilidade de Mari Stockler, Daniela Thomas, Fernando Mendes e Felipe Tassara, que dividiram a mostra nos três andares do Itaú Cultural.

Em cada andar é possível conhecer Rodrigues sob uma perspectiva. No térreo, ou piso 1, é possível conhecer as criações arquitetônicas de Rodrigues, com maquetes, plantas e projetos. No piso inferior (-1), os visitantes conhecem o lado designer de Rodrigues e suas criações mais conhecidas, como as poltronas Mole, de 1957, premiada no Concorso Internazionale Del Mobile, em 1961, na Itália. No andar mais abaixo, piso -2, toda a biografia do designer é apresentada, desde sua infância, sua formação e sua família.

Sergio Rodrigues foi um dos principais nomes do design brasileiro, sendo responsável por mobiliários do edifício do Congresso Nacional, em Brasília, assim como para a embaixada do Brasil em Roma.

Visite a exposição ‘Ser Estar – Sergio Rodrigues’ até o dia 5 de agosto, na Avenida Paulista, 149, de terça a sexta-feira, das 9h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.

 

Colar Oval Bordado 4 Franjas - Rede Asta
Colar Oval Bordado 4 Franjas – Rede Asta

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?