Na primavera, o órgão alvo a ser mais cuidado é o fígado. E o fígado se abre nos olhos. Pela janela dos olhos podemos observar se a pessoa está congestionada, se está raivosa, magoada, escondendo algo, sendo sincera ou se está com uma doença como a hepatite. As janelas sempre mostram algo por detrás. Cuidando dele, cuidamos dos olhos.
Na dietética chinesa também aprendemos que “o fígado rege os tendões” e por isso quando o irritamos, ele responde com alguma contratura muscular.
A função energética deste órgão é a distribuição de energia e o estresse. As comidas gordurosas, os excessos em açúcares ou bebidas alcoólicas bloqueiam sua função gerando fadiga física e emocional. Um fígado irritado faz uma pessoa ficar irritada. Mau humor tem relação direta com uma má energia do fígado.
Para limpar o fígado
- Folhas verdes cruas temperadas com limão. Berinjela, cenoura, beterraba, batata – baroa, inhame, mandioca, quinoa e arroz integral.
- Frutas frescas: pera, maçã verde, melão cantaloupe, laranja-lima, tangerina, mamão, grapefruit.
- Proteínas animais: peito de frango, peixes de carne branca, to-fu fresco, cogumelos.
- Chás: dente de leão, boldo, camomila, capim cidreira, erva-doce,hortelã.
Conselhos comportamentais para a Primavera:
- Dê roupas e calçados que não usa por mais de um ano.
Diminua a quantidade de coisas que guarda em seu guarda roupa. Isso ajuda na limpeza energética e dos ácaros da casa. Arrume também as gavetas jogando fora os papeizinhos guardados, meias e cintos que não usa mais. Primavera inspira uma limpeza rumo a simplicidade.
- Instigue seu o olhar para o renascimento. Procure ver o novo naquilo que você já conhece. Dentro de uma certa visão, as coisas mudam conforme nosso olhar. E os dias também mudam, nunca têm a mesma cor. Aprecie o novo.
- Ilumine a sua criança que, independentemente de sua idade, ainda vive em sua cabeça. Quando essa criança envelhece, a tendência é ficar amargo e ranzinza. Solte o riso. Energeticamente isto alivia as tensões estagnadas no fígado.
- Exercite a aceitação, o não preconceito e a tolerância.
- Agradeça as pessoas que lhe servem e as que lhe são gentis.