Pela primeira vez o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), evento itinerante nascido em São Paulo, em 2000, chega em terras mineiras! Desde o dia 19 de janeiro a exposição Disruptiva – A arte eletrônica na época disruptiva pode ser visitada no CCBB-BH. Com trabalhos interativos, games, realidade virtual e muitas atrações super diferentes, o espectador é convocado para viver experiências e sensações que só são possíveis graças à tecnologia.
Durante o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o visitante poderá tocar, pular, balançar, imergir, jogar e brincar com a instalação, além de ser embalado a vácuo, mudar de cabeça e balançar em um mundo real e virtual ao mesmo.
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica foca na interatividade
A curadoria foi feita com base na ideia de disruptura no comportamento do público. A partir da premissa de que as tecnologias estão mudando o comportamento das pessoas, o curador buscou obras que permitem as experiências corpóreas. As mais de 120 obras serão agrupadas em quatro eixos – ou aspectos – que representam um conjunto de novos comportamentos: corpo vivencial, corpo cinético, corpo virtual e corpo lúdico.
Na seção corpo vivencial, o foco é nas sensações. Na obra The physical mind, de Teun Vonk, a pessoa se deita entre dois balões gigantes, como se fosse um sanduíche, para “desestressar”.
Já no corpo cinético, o foco é nas obras que lidam com movimento. Usando um óculos 3D, o público pode experimentar a interseção do movimento real e do que se dá dentro dos óculos, uma espécie de realidade virtual.
No eixo corpo virtual, há imersão no mundo criado por meio do uso dos óculos 3D, como o do Oculus Story Studio, que cria a narrativa de uma menina que está no hospital por meio de seus desenhos; ou do Bound, do coletivo Plastic Studios, em que o espectador acompanha uma bailarina reconstruir o espaço onde dança.
Por fim, na seção do corpo lúdico, os visitantes são convidados a interagir a partir de obras que usam a linguagem dos games. Como por exemplo, o belíssimo game Every things, que mostra a criação das primeiras células vivas, os primeiros seres multicelulares e os animais. É um jogo que mostra a evolução da vida no planeta e foi, inclusive, premiado.
O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica estará em exposição no CCBB de Belo Horizonte até dia 19 de março. Não perca!
Serviço:
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE)
CCBB- Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450, Funcionários, (31) 3431-9400. Belo Horizonte/MG.
De 19 de janeiro a 19 de março, de quarta a segunda, das 10h às 22h.
Entrada franca.