Exposição “Mondrian e o movimento de Stijl”
Arte & Cultura

Exposição “Mondrian e o movimento de Stijl”

Exposição “Mondrian e o movimento de Stijl”

Figuras retangulares, linhas pretas e cores primárias. Esta combinação logo nos remete ao criador do neoplasticismo Piet Mondrian (1872-1944). Apesar do jeito quadrado destas obras famosas, é possível conferir na Exposição do CCBB que o artista não é lá tão “quadrado” assim. Na exposição “Mondrian e o movimento de Stijl, o visitante poderá acompanhar todo o percurso do artista: as pinceladas agressivas e cores impactantes que marcaram suas primeiras telas, o fascínio com o cubismo e, afinal, a invenção da estética neoplástica que o consagrou. Das quase 100 obras na exposição, cerca de 30 são assinadas por Mondrian – o maior número de trabalhos do artista já apresentado de uma vez na América Latina. O restante pertence a outros integrantes do movimento De Stijl

A exposição

Com pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa, conhecido como De Stijl (O Estilo), o CCBB de São Paulo recebe de braços abertos esta mostra incrível do dia 25/01/2017 até 04/04/2017.

Esses artistas elaboravam um tipo de “arte total”, usando cores primárias para criar obras sem restrições, claras e limpas, como eles imaginavam o futuro. A exposição mostra também o percurso de Mondrian da figuração à abstração.

Segundo orientação do CCBB, a sugestão é que se inicie a visita pelo subsolo para a melhor compreensão da evolução do artista e do movimento de Stijl.

Aproveite este evento cultural se estiver em São Paulo neste período!

Para maiores informações, acesse> CCBB-SP

Até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?