O estrogonofe para quem não sabe, surgiu na Rússia e a receita original era bem parecida com a que conhecemos hoje (pedaços de carne, creme de leite, cebola e sal). Segundo vários historiadores da gastronomia, o nome vem da família Stroganov, cuja origem é anterior ao ano de 1500. Saber quem foi o criador é que é difícil. Alguns afirmam que o conde e diplomata Pavel Stroganov foi o inventor ou um de seus cozinheiros franceses. Porém, segundo a enciclopédia de culinária Larousse Gastronomique, o nome pode ser derivado do verbo strogat, que em russo significa algo como “cortar em pedaços”.
Independente da origem, o estrogonofe chegou até nós com alguns acréscimos e é uma delícia. Está presente na mesa da maioria dos brasileiros e agora ganha versão vegetariana, igualmente saborosa. Anote a receita e prepare para sua família!
Receita de estrogonofe vegetariano
Ingredientes:
500g de cogumelos frescos
1 talo de alho poró cortado em tiras
1 pimentão picado (eu usei 1/3 do amarelo, 1/3 do laranja e 1/3 do vermelho)
2 tomates picados
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sopa de extrato de tomate
1/4 de xícara de vinho tinto (opcional)
200g de creme de leite light (se não usar o fresco, cuidado para que não ferva)
10 azeitonas picadas
1 colher de sopa de manteiga ghee e um fio de azeite
1 colher de sopa de farinha de trigo integral
Salsinha e cebolinha à gosto
Sal e pimenta do reino à gosto
Processo:
Em uma frigideira quente derreta a manteiga e acrescente azeite. Refogue os cogumelos em temperatura média até que fiquem dourados.
Acrescente o alho poró e refogue até que fique macio. Adicione o pimentão, extrato de tomate e mostarda. Refogue até que o pimentão amacie. Acrescente a farinha, o vinho tinto e a água. Deixe ferver e enquanto isso pique a cebolinha e salsinha.
Adicione o creme de leite, a salsinha e cebolinha. Acerte o sal e a pimenta e sirva com acompanhamentos de sua preferência!
Bom apetite e até a próxima!