Cinema: filmes que retratam realidades brasileiras diferentes
Arte & Cultura

Cinema: filmes que retratam realidades brasileiras diferentes

Cinema: filmes que retratam realidades brasileiras diferentes

O cinema brasileiro ganha cada vez mais peso ao longo dos anos. Sua qualidade é revelada enquanto admiramos cenários que integram realidade brasileira e histórias comoventes. Filmes como Cidade de Deus, Carandiru e Tropa de Elite ganharam fama internacional nestes últimos anos, mas o Brasil vai muito além da representação da vida nas favelas e muitos diretores nos mostram isso, destacando diferentes elementos culturais.

O cinema que mostra o Brasil por ângulos diferentes

Selecionamos alguns filmes que retratam realidades diferentes. Neles, é possível identificar pessoas que conhecemos, parentes distantes ou acontecimentos da história da política brasileira.

Terra em Transe (de Glauber Rocha – 1967)

No auge do AI-5 (Ato Institucional n°5, que determinou a extinção da democracia e implantação de uma ditadura militar no país), a história do filme se passa em uma nação fictícia que encara problemas semelhantes. Considerado um marco no Cinema Novo, Terra em transe foi premiado no Festival de Cannes e inaugurou uma linguagem que foi influenciada tanto pela Nouvelle Vague, quanto pelo Neorealismo italiano.

Terra estrangeira (de Walter Salles – 1996)

O país vivia a resseca da Era Collor – que trouxe como consequência para os realizadores, a extinção da Embrafilme, órgão responsável por boa parte do fomento ligado ao cinema no país. Filme rodado também em Portugal, enfoca exatamente a dificuldade financeira dentro do país e sua alternativa mais sedutora: tentar a vida lá fora, de forma lícita ou não.

Rio Babilônia (de Neville de Almeida – 1982)

Mesmo entre a pornochanchada que imperou nas décadas de 1970/80, esse filme consegue retratar uma realidade de cunho social ácido. Verdadeira lupa do modo de vida carioca, a narrativa dá conta de política, imprensa e sua relação com tráfico e exploração mineral, tudo permeado por personagens da alta sociedade.

Amarelo Manga (de Claudio Assis – 2002)

Trabalho emblemático dentro das novas produções dos diretores pernambucanos, o filme inaugurou o retorno da tradição de cinema feito dentro do estado – iniciado nos anos de 1930. O filme demonstra a vida dos habitantes da metrópole Recife, retratada de forma enervante e documental, com atores que estariam presentes em muitas produções nacionais que seguiram, como Matheus Nachtergaele e Dira Paes.

Agora é só escolher, preparar a pipoca e aproveitar!

DVD Memorial de Maria Moura - 3 Discos
DVD Memorial de Maria Moura – 3 Discos

Comprar

2 thoughts on “Cinema: filmes que retratam realidades brasileiras diferentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?