Escolhendo frutas e verduras
Vida Saudável

Escolhendo frutas e verduras

Escolhendo frutas e verduras
Brinquedo Pêra
Brinquedo Pêra

Comprar

Se você escolhe frutas e verduras por estarem no ponto e larga as maduras e verdes demais na gôndola, pare e repense esta ação. Existem dois grupos de alimentos, os climatéricos e os não climatéricos. No primeiro, as frutas amadurecem depois de colhidas e no segundo, apenas sofre alterações degradantes após a colheita. Ou seja, em alguns casos, você pode levar um vegetal verde para casa, evitando o desperdício de alimentos e aumentando a duração dele em casa também.

Como escolher frutas e verduras?

Primeiramente, conheça quais são as frutas e verduras de cada grupo:

Climatéricos: abacate, ameixa, banana, figo, kiwi, maçã, maracujá e pera

Não climatéricos: abacaxi, uva, limão, laranja e cereja

– Escolhendo raízes (Batata, cenoura, mandioca…)

Prefira as com casca íntegra e consistência firme. O formato não faz diferença. Evite as que possuem manchas esverdeadas ou casca murcha e muito enrugada.

– Escolhendo frutas

Priorize as mais limpas e consistentes e com casca íntegra, brilhante e lisa. Não há problema se houver manchinhas ou pintas. Fuja de frutos murchos, amassados ou com buracos e outros sinais de deterioração.

– Escolhendo flores (couve-flor, brócolis…)

Escolha flores firmes, compactas e limpas, sem marcas de insetos. Nada de brócolis com botões amarelados, roxos ou brancos nem de couve-flor manchada. Se estiverem murchos, evite.

– Escolhendo verduras (alface, escarola, espinafre…)

Opte por folhas íntegras e viçosas, limpas, com poucas manchas e sem sinais de inseto. Melhor não levar verduras murchas, desidratadas, amarronzadas ou amareladas.

O importante é ter consciência enquanto você faz as compras. Lembre-se que o processo de reposição de alimentos em um mercado faz parte de um enorme sistema que desperdiça muita comida e agride o meio ambiente. Se todos fizerem sua parte, poderemos aproveitar melhor e poupar alguns malefícios.

Gostaram da dica?

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?