Subir montanhas já foi considerado coisa de gente maluca e era visto como algo muito perigoso. A verdade por trás disso é que o treinamento inicial não era bom, faltavam profissionais que orientassem o modo certo e de confiança. Porém o esporte cresceu muito e hoje existem milhares de adeptos que se preparam e com embasamento científico conseguem superar obstáculos e desafios.
Uma das coisas mais legais que isso trouxe, é a escalada indoor! Para quem ainda tem medo ou quer experimentar sua própria habilidade de um modo bem seguro, essa opção é perfeita. O esporte é praticado em paredões de concreto ou madeira cheios de pontos de apoio de diversos tamanhos, cores e formas, chamados de “agarras”. A escalada deixou de ser algo heroico e hoje é considerado um esporte que adquiri cada vez mais adpetos.
Esta versão indoor veio do alpinismo clássico e surgiu na Ucrânia na década de 70. Tudo começou quando um alpinista foi impedido de ir às montanhas devido o mau tempo e resolveu prender algumas pedras em sua garagem para treinar.
Existem três tipos de escalada indoor:
Escalada de Boulder: Praticada em estruturas que, geralmente não passam de 5 metros de altura e não necessitam da aplicação de nenhum sistema de segurança contra quedas.
Escalada de Dificuldade: Praticada em estruturas mais complexas que podem chegar aos 25 metros de altura. Nesta modalidade o objetivo do escalador é alcançar o ponto mais alto da estrutura passando por lances de extrema dificuldade.
Escalada de Velocidade: Praticada nos mesmos moldes que a escalada de dificuldade, porém as rotas são mais fáceis e os atletas escalam contra o relógio.
Use roupas leves, meias ou aquela sapatilha própria para escaladas e reúna o equipamento necessário: Toalha pequena, garrafa de água, saco de magnésio, cadeirinha, 1 mosquetão com trava e 1 freio.
Esse esporte sem dúvidas vai te deixar com um corpo de atleta! Ao fazer força para escalar você trabalha vários músculos de uma só vez, e tudo isso disfarçado em vontade de vencer o desafio de subir o paredão! Achamos pra lá de Bemglô esse tipo de escalada, e você?
Depois conte-nos o que achou, combinado?
Até a próxima!