Conhecendo Morro de São Paulo, Bahia
Viajando

Conhecendo Morro de São Paulo, Bahia

Conhecendo Morro de São Paulo, Bahia

Como vocês imaginam passar dias numa vila com apenas 2 ruas principais, algumas poucas praias paradisíacas, em meio a ilhas cujo único acesso se dá por barco ou avião? No mínimo, uma experiência de muito encanto, completa desconexão com os ritmos da cidade e entrega total à natureza. Essa é a realidade de Morro de São Paulo, uma pequena vila baiana na Ilha de Tinharé, há pouco mais de 100 quilômetros da capital Salvador.

Tinharé, por sua vez, é parte do município de Cairu, no litoral norte do estado. A população pouco ultrapassa 18 mil habitantes, e Morro de São Paulo é um dos 4 povoados que compõem o município: os outros três são Garapuá, Gamboa e Galeão. Outro detalhe sobre a região é que Cairu é um dos dois únicos municípios-arquipélago do país (ao lado de Ilhabela – SP), sendo formado por 26 ilhas ao total e apenas três delas habitadas.

Imagem: Catraca Livre

Como chegar em Morro de São Paulo

Chegar na vila não é fácil. São duas as opções: de barco ou avião. Também são dois os pontos de partida. De Salvador, a opção mais rápida é o táxi aéreo, com um vôo panorâmico por cerca de 30 minutos. De lancha ou catamarã (uma espécie de embarcação), o percurso pode chegar a 3 horas. Partindo de Valença, principal acesso para a Ilha de Tinharé, o trajeto a barco leva cerca de 20 minutos.

Apesar do acesso aparentemente difícil, Morro de São Paulo é o povoado mais popular da região, atraindo visitantes por todo o ano e com uma vasta opção de pousadas e roteiros turísticos. As praias, certamente, são os destinos mais buscados pelos turistas e organizadas numericamente: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia, a mais distante. Passeios particulares passam por todas as praias, parando para mergulho em suas piscinas naturais. Também é possível conhecer a vizinha ilha de Boipeba, eleita em 2013 pela TripAdvisor como a segunda ilha mais bonita da América do Sul.

Imagem: Claus Bunks/Wikipedia

A história de Morro de São Paulo

Além da beleza natural, com praias paradisíacas, piscinas naturais, trilhas, pedras e vistas exuberantes para um pôr do Sol inesquecível, o pequeno povoado de Morro de São Paulo reúne muita história, arte e cultura. Suas raízes datam da era colonial, quando Martim Afonso de Sousa, nobre colonial português, desembarcou na ilha em 1531. Sua fundação oficial enquanto Vila de Morro de São Paulo data ainda de 1535. Estratégica rota de acesso à Salvador, a região foi alvo de muitos ataques, até ser construído em 1630 a Fortaleza de Morro de São Paulo, onde desde 2017 encontra-se o Museu de Território do Forte. Outras construções históricas são a Fonte Grande, que servia para o abastecimento de água do povoado, e a Igreja Nossa Senhora da Luz que tem o nome da padroeira do local.

O Morro não possui tráfego de carros, salvo os poucos transportes das empresas de turismo. A maioria dos passeios são feitos à pé e não há melhor forma para conhecer os encantos e segredos da pequena ilha. Anote esse destino para conhecer um pouco mais da história e beleza da Bahia.

Imagem: André Urel/Wikipedia

 

BOLSA TEAR FRANJA PIED DE POULE - REDE ASTA
BOLSA TEAR FRANJA PIED DE POULE – REDE ASTA

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?