Dois são os alimentos já tradicionais no dia de páscoa: o ovo de chocolate, que simboliza o renascimento e o peixe, já que na liturgia cristã não é permitido comer carne vermelha neste dia. Mas pensando sempre em uma maneira mais saudável de consumo, tanto de doces como de alimentos provenientes de animais, por que não considerar uma páscoa vegana?
Hoje em dia o regime vegano, com o corte total de ingredientes de origem animal, é cada vez mais popular, mas muitas pessoas se sentem excluídas quando não podem consumir determinados pratos ou não encontram esses pratos em versões vegetarianas e veganas. Mas pra que isso não ocorra nessa páscoa, confira abaixo como produzir o seu próprio ovo de páscoa e (sim!) o seu próprio “peixe” para uma páscoa vegana.
Receitas caseiras para uma páscoa vegana
Ovo de páscoa vegano
Ingredientes:
1 kg de chocolate amargo
200 gramas de creme de leite de soja
Glucose (xarope de milho)
Essência de amêndoas para chocolate
Preparo:
Derreta 500g do chocolate em banho maria e passe, com auxílio de colher, na forma que for utilizar para o molde. Deixe por 5 minutos na geladeira e faça a segunda camada. Repita o mesmo para uma terceira camada de chocolate e deixe no freezer.
Para o recheio, derreta os outros 500g de chocolate e acrescente o creme de leite de soja. Adicione 2 colheres de glucose e 6 gotas da essência. Misture bem e deixe na geladeira por 3 horas.
Quando frio, retire o ovo do molde, recheie, e está pronto!
“Peixe” vegano
Ingredientes:
250 gramas de Tofu Firme
1 limão
Alho
Folhas de alga nori
Farinha de trigo
Farinha de rosca
Orégano e sal a gosto
Preparo:
Corte o tofu em fatias na espessura que quiser o sei “peixe”. Marine no suco de limão por 1 hora com sal, orégano e 1 dente de alho picado. Com ele ainda úmido, enrole na alga e passe na farinha de trigo e então na de rosca. Frite em óleo bem quente e deixe esfriar. Já pode servir o seu peixe vegano feito com tofu empanado!
Tenham todos uma Feliz Páscoa Vegana!