Calor em tempo seco: o que comer?
Vida Saudável

Calor em tempo seco: o que comer?

Calor em tempo seco: o que comer?

Em dias de calor e secura são indicados alimentos ricos em líquidos e pigmentos.
Frutas coloridas são fontes de betacaroteno e licopeno que nos ajudam a dar proteção à pele. Melancia, pêssego, manga, ameixa, cereja, melão (cantaloupe), uvas e nectarina nos hidratam e possuem ação antioxidante.
O abacaxi não possui estes pigmentos, mas é uma fruta bastante indicada no verão. Abacaxi nos hidrata, possui ação diurética, auxilia na redução de inchaços e na eliminação de muco (pigarros, catarros). A banana, pera e maçã, também nos passam uma sensação de frescor e acalmam o calor e a secura que por vezes sentimos dentro do corpo.
Saladas cruas são indicadas para limpar os intestinos e as artérias, refrescar e hidratar a pele e mucosas. Sendo assim procure comer diariamente um prato fundo de salada com folhas cruas (alface, rúcula, agrião, radichi, acelga,…), pepino, tomate, broto de feijão ou broto de alfafa. Para temperar: limão, azeite, folhas de hortelã e pouco sal.
Entre as proteínas animais, dê preferência aos peixes, lula, peito de frango, ovos, iogurte, coalhada e queijos magros como cottage, ricota, queijo minas frescal.
Em caso de boca seca: Mel – 1 colher de chá de mel ao dia ajuda a umedecer a mucosa da boca.
E sobretudo, não se esqueça de beber água! Procure iniciar o dia bebendo água. A água ajuda a limpar mucos (de catarros, pigarros), induz a um leve efeito laxativo e diurético matinal. A quantidade sugerida de água ao dia deve ser de 30 a 35 ml/kg, dividida ao longo do dia.
Até a próxima!
Dr. João Curvo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?