Cabelo: sobre a técnica do Visagismo
Moda Consciente

Cabelo: sobre a técnica do Visagismo

Cabelo: sobre a técnica do Visagismo

É super comum encontrarmos pessoas querendo cortes de cabelo de alguma celebridade ou simplesmente, copiar alguém. O resultado pode até ficar bom, mas não exatamente igual ao que se quis. A estrutura óssea do rosto de cada um e tipo de cabelo influencia no resultado final, além da personalidade da pessoa que se manifesta nos trejeitos e postura.

Por isso, a gente hoje te explica um pouco sobre a técnica do Visagismo, que tem como objetivo realizar um estudo prévio com a pessoa ants de determinar qual look lhe cai melhor.

Visagismo e cabelo

Para um cabeleireiro acertar em um corte de cabelo, ele precisa usar o visagismo: “A arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos” define o cabelereiro Philipi Hallawell. Ele também define o visagismo como a construção da imagem que revela a identidade da pessoa. O visagismo coloca a imagem em sintonia com o modo de vida de cada um.

Existe beleza em cada técnica que utilizamos, mas na verdade a impressão e a opinião sobre o visual é influenciada pelo emocional. Os traços do rosto somados às características e à reunião de significados que englobam sua “leitura” de alguém fazem com que você prefira um jeito determinado e considere mais harmônico.

Existem profissionais se especializando nisso, mas enquanto não os consultamos, podemos analisar nossas características antes de escolher um look. A começar pelos tipos de rosto:

Rosto Oval – Aceita diversos tipos de cortes, que podem variar desde os curtos até os longos. A franja também é opcional para este tipo de formato de rosto. Para dar um toque extra, entre na moda e evite desenhos retos para os fios. Um corte mais desfiado ou desconectado pode render charme extra a este visual.

Rosto Redondo – É importante não abusar no volume dos fios, em sua extensão. Deixe a parte de cima mais carregada e as laterais desfiadas. As franjas e o comprimento um pouco abaixo do ombro são recomendados e podem ser tanto assimétricos quanto retos. Rabo de cavalo pode não ficar bom para esse formato de rosto.

Rosto Quadrado – Cortes de comprimentos variados são indicados para este formato de rosto. Caso queira um look mais curto, o chanel é uma boa aposta. Cortes mais longos também são indicação certeira. A franja reta deve ser evitada, mas se for em camadas, mais longa, pode cair bem.

Rosto Triangular – Os cabelos desconectados são uma ótima indicação para este rosto. Seja o corte longo, médio ou curto, os fios assimétricos rendem charme e equilibram o formato da face. Especialmente se o seu cabelo for cacheado ou crespo, evite os fios retos. As franjas podem ser curtas e retas ou longas e desfiadas.

Agora, analise as características de cada tipo de cabelo:

Cabelos com linhas verticais e retas: Transmitem estrutura

Cabelos com linhas retas horizontais: Transmitem estabilidade. No entanto, uma franja reta e um cabelo com linhas verticais e base na horizontal, por exemplo, cria uma espécie de barreira e mostra que a pessoa é convencional.

Cabelos com linhas inclinadas: Transmite dinamismo. Os cabelos com linhas inclinadas (desfiados ou repicados) que se voltam para dentro representam introversão e dinamismo, o que segundo o visagista Philipi Hallawell, é algo perigoso, pois mostra desequilíbrio. O ideal são as linhas inclinadas voltadas para fora, pois elas mostram que a pessoa é dinâmica e extrovertida.

Cabelos com linhas curvas: Os cabelos estilo “Gisele Bündchen” transmitem amplitude, sensualidade, lirismo e romantismo.

Cabelos com linhas mais fechadas (cachos): transmite uma imagem emocionalmente conturbada.

Cabelos com linhas quebradas (encaracolados): É uma linha lúdica, que transmite infantilidade. Os encaracolados normalmente não são levados a sério, mas dependendo do corte é possível organizar para que seja algo mais maduro.

Regras à parte, o importante é se sentir bem e se conhecer a fundo para entender o que funciona e o que não funciona. Seja você mesma e invista em um look confortável e de bom gosto!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?