Como não amar fazer compras na feira, não é mesmo? As opções são muitas e a chance de levar algo fresquinho e orgânico para casa é muito maior do que no mercado. Pensando nisso, a gente selecionou algumas dicas para você continuar este hábito, sem deixar de pensar no meio ambiente.
Fazendo a feira
Antes de mais nada, separe uma eco bag ou um lugar para colocar suas compras sem que precise utilizar sacolas plásticas. Dê preferência às bolsas de pano, que são laváveis e práticas. Se te incomoda colocar as verduras, frutas e legumes juntos, leve potinhos em sua bolsa, mas saiba que não há problema algum em deixar tudo juntinho.
Busque os orgânicos
O momento de comprar alimentos orgânicos é este. O preço pode ser mais caro, mas vale a pena se você levar em consideração o ciclo completo de produção e a sua saúde. Valorize os produtores locais e seu cuidado com a produção.
Alimentos da estação
Se existe um hábito que precisamos adquirir em nosso dia a dia é o de prestar atenção ao que a natureza faz e nos oferece. Existe uma razão para que existam determinadas frutas em cada estação e elas se encaixam perfeitamente com nosso metabolismo, que também muda de acordo com o clima. Pesquise quais são as frutas da estação e contribua não só com sua saúde, mas também com o processo de produção: as frutas da época são mais naturais e suas vitaminas e minerais estão em concentrações mais intensas. Isso ocorre porque sua época de maturação foi respeitada e quando respeitamos este ciclo, o uso de agrotóxicos não é tão necessário.
Na hora do lanche
Descarte canudos, copos descartáveis e guardanapos. Que tal levar em sua bolsa de pano um copo de casa e um lenço para se limpar. Um hábito bobo que faz toda a diferença!
Fuja dos alimentos embalados
Quanto mais as pessoas compram, pedem e aceitam, mais o feirante continua com a prática. Logo, prefira os legumes fora do plástico e em sua forma mais natural.
Aproveite as dicas e boas compras! 😉
Até a próxima.