Chegando o fim de ano, é hora de fazermos um balanço sobre o que realizamos durante o ano e as metas para o próximo que vai chegar. Arrumar a casa é um passo importante neste processo, não só para receber as visitas, mas porque ao organizarmos nosso espaço físico também organizamos nossa mente.
Esse período de festas na família, no trabalho e também com os amigos, nos relembra a importância de celebrar a vida e estar em constante mudança interna e externa para se viver melhor.
E para isso, além de arrumar a casa, enquanto decoração, comidas e bebidas; a energia do ambiente também deve estar alinhada com a proposta do encontro com pessoas queridas.
Entendendo o valor dos objetos antigos na hora de arrumar a casa
O Osōji e/ou Susuharai, a “grande limpeza do final do ano”, tradicional no Japão, tem como finalidade a questão da higiene em si, e também a purificação espiritual de cada indivíduo daquela casa, contando com toda a família para esta tarefa. A limpeza é feita em cada canto da casa, retirando toda a sujeira e se desfazendo do que não tem mais serventia. As famílias japonesas separam tudo que esteja entulhando armários e que esteja em bom estado de conservação para doação. Quanto ao que não estiver bom, irá para o lixo.
Um ensinamento Budista muito importante é a gratidão pelos objetos que já lhe foram úteis. Como sabemos, objetos não nascem sendo lixo, mas sim transformam-se por terem sido desgastados ou danificados durante seu tempo de existência. O sentimento de gratidão para com algo que já lhe foi útil perpetua a energia de vida, mesmo que passemos o objeto adiante.
Pequenos reparos no lar também são feitos nesse período. Em geral, começam os trabalhos em 13 de dezembro, data chamada de Oshougatsu Kotohajime (“Começando o Ano Novo”).
Vejam nesse vídeo animado, um resumo do famoso método “Konmari”, desenvolvido pelo Canal IlustradaMente :
Quando nos sentimos felizes em nossa casa, todos os que chegarem também serão envolvidos por essa sensação.
Na próxima Quarta Gloriosa, vamos continuar com o tema de festas de fim ano com dicas valiosas e surpreendentes.
Até lá!
Beijos,