Obras de arte são, além de admiráveis, excelentes ferramentas de comunicação. Os artistas colocam um pouco de si em seus trabalhos e enviam mensagens que impactam as pessoas através de sua essência. Hoje, selecionamos artistas plásticos que são amigos do planeta e através do que expõem, passam uma mensagem importante.
Artistas plásticos que são amigos do planeta
Agnes Denes
O trabalho mais conhecido desta artista, pioneira na arte ambiental, é o campo de trigo. Ele foi criado durante um período de seis meses, na primavera, verão e outono de 1982, quando Denes, com o apoio do Fundo de Arte Pública, plantou um campo de trigo dourado em dois acres de aterro coberto de escombros, perto de Wall Street e do World Trade Center, em Manhattan (agora o local do Battery Park City e do World Financial Center), nos Estados Unidos. A obra é um forte ato discursivo para demonstrar que um terreno baldio pode ser útil. Após o plantio, mais de mil quilos de trigo foram colhidos e distribuídos para 28 cidades ao redor mundo.
Mierle Laderman Ukeles
Desde 1976, a feminista Mierle Laderman Ukeles é artista residente do Departamento de Saneamento da Cidade de Nova Iorque. Seu trabalho incorpora o diálogo e a participação da comunidade em torno de questões centradas na vida e na sustentabilidade. Ela chamou a atenção para a manutenção dos sistemas ecológicos urbanos em geral, para a transferência de materiais usados e recicláveis e para a vida de trabalhadores de manutenção diária.
Wendy Osher
O projeto ecocolaborativo de Wendy conectou mulheres de todo mundo utilizando sacos plásticos como matéria-prima para fazer crochê em formato de mamas. Osher juntou os componentes para fabricar uma forma colorida e orgânica atraente, para chamar a atenção para as toxinas que escoam para águas internacionais. A obra se destina a aumentar a consciência social sobre a importância de corrigir a contaminação da água.
Frans Krajcberg
Krajcberg luta e grita contra o que chama de barbárie do homem contra o homem e do homem contra a natureza. “A minha vida é essa, gritar cada vez mais alto contra esse barbarismo que o homem pratica”. Ele faz da sua arte um grito de revolta ao transformar restos de troncos e galhos calcinados após queimadas em esculturas. “Quero que minhas obras sejam um reflexo das queimadas. Por isso, uso as mesmas cores: vermelho e preto, fogo e morte”.
Nele Azevedo
O projeto mais famoso de Nele é o “Melting Men”. A obra consiste na instalação de centenas de bone00quinhos de gelo. O trabalho tem como foco um dos assuntos mais urgentes que ameaçam a nossa existência: os efeitos das mudanças climáticas.
Eduardo Srur
Este artista incrível realiza intervenções urbanas que chamam atenção de milhões de pessoas para a questão ambiental. A inserção de suas obras no cotidiano da cidade, faz com que os expectadores reflitam, mesmo que por um breve momento, sobre as questões propostas. Srur transita entre a fotografia, escultura, vídeo, performance, instalações e intervenções urbanas. Suas obras são bem-humoradas, porém impactantes e com forte dimensão crítica.
O mais bacana é perceber como as pessoas tem se conscientizado cada vez mais e tem se preocupado em sair de suas zonas de conforto para mudar a situação crítica do mundo. Tudo de Bemglô!