O almoço de domingo já é um momento tradicional nas famílias brasileiras, quando todos se encontram para confraternizar e aproveitar o dia de descanso com pessoas que amamos. Porém, é também um encontro marcado não só por fartura, mas por comidas de alto teor calórico que fazem com que ao final do dia todos já estejam com fadiga. Mas como fazer um tradicional almoço de domingo, ainda saboroso, mas com opções mais saudáveis?
Confira abaixo duas opções de receitas que você certamente conhece, mas com dicas e adaptações para deixá-las mais leves sem perder o sabor.
Receitas especiais para o almoço de domingo
Lasanha de berinjela com tofu
Uma massa bem feita e um bom queijo definem a qualidade de uma lasanha. Mas que tal trocar a massa por berinjela e o queijo por tofu? São opções menos gordurosas que vão contribuir para o bem-estar após a refeição.
Ingredientes:
3 berinjelas fatiadas em lâminas
300 gramas de tofu firme
3 xícaras de chá de molho de tomate caseiro
Sal, pimenta do reino, orégano e cúrcuma
Azeite
1 cebola pequena
3 dentes de alho
Preparo:
Amasse o tofu e tempere com sal, pimenta, cúrcuma e 2 colheres de azeite. Em uma panela, refogue alho e cebola e acrescente o preparo do tofu.
Unte uma travessa com azeite e intercale a lasanha em camadas: berinjela, molho de tomate e tofu refogado.
Finalize com molho, polvilhe orégano e leve ao forno preaquecido a 180º por 30 minutos.
Espaguete de abobrinha com pesto de abacate
Outra opção clássica do almoço de domingo é o espaguete, geralmente à bolonhesa. Uma versão alternativa que tem ganhado espaço por seu sabor, leveza e praticidade é o espaguete de abobrinha. Além da massa, o molho dá lugar ao pesto de abacate. Confira.
Ingredientes:
2 abobrinhas
1 abacate
Azeite de oliva ou óleo de coco
Manjericão
Alho
Limão-siciliano
Sal
Pimenta do reino
Preparo:
Com a ajuda de um mandolim, fatie a abobrinha de forma a imitar as tiras de uma massa de espaguete. É possível, com muito cuidado, fazer o mesmo processo com uma faca.
Em uma frigideira salteie a abobrinha no azeite até que ela fique macia. Uma opção ainda mais saudável é utilizar o óleo de coco. Reserve.
Para o pesto: em um liquidificador ou processador, bata o abacate com 3 colheres de azeite, sal, pimenta e manjericão a gosto, 1/2 dente de alho, o suco de 1/2 limão siciliano.
Outra variação clássica de macarrão que pode facilmente ser adaptada é a salada de macarrão, geralmente feita com cenoura, milho, ervilha, frango desfiado e maionese. Nesse caso, experimente substituir a maionese por iogurte natural e a massa comum por integral.
Prontos para colocar a família toda numa dieta mais leve?
Muito Top Seu artigo adorei a receita super Recomendo Valeu 🙂