Cada vez mais cresce a quantidade de pessoas investindo em uma boa alimentação para ter mais qualidade de vida. Quando o assunto é viver bem, muita gente já encontra-se munido de dicas e ideias para quem quiser ouvir. Uma destas tendências inclui os Superalimentos, como tem sido chamados alguns alimentos. Hoje, a gente te fala mais sobre eles e explica por que fazem bem.
Os super alimentos
Alguns superalimentos já são bem conhecidos dos consumidores em geral, como açaí, chocolate (de qualidade) e castanha, mas há outros que, apesar de terem comprovada a sua eficiência, ainda não fazem parte do cardápio da maioria das pessoas, como quinoa, aveia e cogumelos. Abaixo, selecionamos alguns que devem estar sempre presentes e o porquê de cada um ser um superalimento.
Chocolate
Sim, o chocolate companheiro das mulheres na TPM é um superalimento, desde que seja na versão com mais cacau. Ele protege o coração, ajuda a prevenir o diabete, reforça as defesas do corpo, controla o apetite e ainda mantém o humor da gente em alta. Prefira sempre as versões mais amargas e com mais percentual de cacau, pois consequentemente, possuem menos açúcar. Só não exagere na quantidade.
Inhame
Excelente fonte de carboidrato, rico em ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, este alimento muito consumido nas regiões Norte e Nordeste é excelente para o sistema imunológico. O inhame possui diosgenina, um fito-hormônio que auxilia no controle dos sintomas da TPM e da menopausa.
Tomate
O tomate é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que protege as células contra os radicais livres, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. A substância é também uma ótima aliada para deixar a pele bonita e retardar o envelhecimento e o aparecimento de rugas.
Mix de nuts
Castanhas, nozes e amêndoas são a escolha perfeita para a hora do lanche. Além de serem opções rápidas, são ricas em fibras, que colaboram para o bom funcionamento do intestino. Os benefícios não param aí: a ingestão diária contribui para reduzir as concentrações de triglicérides no sangue e do colesterol ruim (LDL) e, segundo estudos, o ácido graxo presente nesses alimentos age diretamente na gordura da barriga, deixando a cintura mais fina.
Leite e derivados
Além de participar da formação e manutenção dos ossos e dos dentes, o nutriente atua na coagulação sanguínea, nos músculos e ainda tem função no ritmo cardíaco. Se o cálcio não for consumido na dose certa ao longo da vida, alguns problemas podem aparecer no futuro, como a osteoporose, que consiste na perda de massa óssea, aumentando as chances de fratura. Logo, investir nestes superalimentos são prioridade também.
Cranberry
Esta frutinha que vem da América do Norte é cheia de vitamina C e reforça o sistema imunológico. Além disso, tem em um fitoquímico, as antocianidinas, que anulam os efeitos de radicais livres altamente prejudiciais, prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
Chia
Originária da região dos Andes, a chia é rica em diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo: fibras, ômega 3 e 6, cálcio, ferro, fosforo, magnésio, manganês, selênio e zinco. “
Suco de uva
Você provavelmente já ouviu que tomar uma taça de vinho por dia faz bem ao coração. Pois bem, o suco de uva faz a mesma coisa, porém sem as calorias e os efeitos do álcool. A casca da uva é rica em resveratrol, um antioxidante com propriedade anti-inflamatória que, além de prevenir alguns tipos de câncer e de doenças cardiovasculares, combate o envelhecimento da pele.
Você só tem a ganhar ao inserir hábitos saudáveis na sua vida! 😉
Até a próxima!