Administrando o dinheiro na viagem
Viajando

Administrando o dinheiro na viagem

Administrando o dinheiro na viagem
Carteira de bolso
Carteira de bolso

Comprar

A administração do dinheiro é sempre uma questão que gera dúvidas quando vamos viajar. As inseguras surgem principalmente quando estamos em outro país, onde o valor é diferente e as taxas existem. Pensando nisso, o Viajando de hoje traz algumas dicas para você curtir tudo com segurança. 😉

Como administrar seu dinheiro:

Levar dinheiro vivo, mas quanto?

A opção mais econômica é levar dinheiro vivo, já que as transações em moeda estrangeira pelo cartão possuem IOF (Imposto Sobre Operação Financeira). Usar dinheiro é mais barato do que compras realizadas com todos os tipos de cartão. Com dinheiro você paga 0,38% de IOF na hora da compra da moeda do país que irá visitar, em comparação com os 6,38% do imposto que incide sobre os cartões. Além disso, é bem mais fácil planejar no dia a dia, sem “perder a linha” no cartão, mas ao mesmo tempo pode ser perigoso pois você pode perder, ser assaltado ou ficar na mão em emergências. O ideal é ter sempre dinheiro e deixar alguma coisa no cartão para situações extremas.

Posso usar cartão de crédito?

Esta forma de pagamento tem o acréscimo no valor da compra e é calculado de acordo com o câmbio do dia do fechamento da fatura. Ou seja, você pode acabar pagando menos ou mais pelos produtos ou serviços que comprou, de acordo com a valorização da moeda no mercado. Leve sempre em consideração o tempo entre o momento da compra até o vencimento da fatura. Mas calma, aqui também tem vantagens! A segurança é uma delas: diante de qualquer problema é possível cancelar o cartão.

Cartão pré-pago

Este tipo de cartão pode ser usado como o de débito e permite saque em bancos e caixas eletrônicos. Está disponível para diversas moedas e pode ser recarregado online, à distância ou por terceiros. A vantagem é que permite um planejamento financeiro mais assertivo, já que funciona de acordo com valor previamente determinado. A parte ruim é o pagamento do IOF, cobrança de taxas e taxa de inatividade.

Lembre-se: Informe-se antes de viajar sobre quais caixas eletrônicos ou agências bancárias permitem o uso do seu cartão de crédito, débito ou pré-pago para fazer saques. Ao adquirir o cartão para usa no exterior utilize-o pelo menos uma semana antes de viajar.

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?