Acordar bem: saiba como começar um dia Glorioso
Quarta Gloriosa

Acordar bem: saiba como começar um dia Glorioso

Acordar bem: saiba como começar um dia Glorioso

Os primeiros momentos da manhã são tão importantes quanto o de relaxamento à noite. Se o seu despertador toca e você pula da cama já repassando tudo o que precisa fazer, repense sua rotina e acalme o coração. O momento de acordar é precioso e é a chave para um dia cheio de energia.

A importância de acordar bem

Não faz muito tempo que li uma matéria sobre o “5am club” (uma espécie de filosofia de vida onde as pessoas acordam por volta das 5h da manhã) e achei muito interessante a maneira como algumas pessoas levam a sua vida despertando bem cedo.

Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo, seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano (período de um dia completo), no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O bacana é que quanto mais nos adequamos a esse ciclo natural, mais reparador é o nosso sono durante a noite, contribuindo para um dia inteiro proveitoso.

Segundo o docente de psicobiologia da Universidade La Sapienza (Roma), Alberto Oliverio, “desde que surgiu na Terra, a vida foi toda organizada de acordo com a evolução do ciclo solar. Também os organismos diversos podem ter um ritmo muito similar ao humano”. Isso me fez pensar no quanto podemos viver melhor se nos reencontrarmos com a natureza e resgatar a nossa essência enquanto seres humanos.

Independente da hora que acordamos, apesar de o ideal ser entre 5h e 8h, é importante que o despertar se faça de um jeito tranquilo. Segundo o Doutor João Curvo, “A forma de acordar o corpo está ligada ao nosso modo de viver. Quando nos tomamos máquina que ao amanhecer aciona o start e só desliga à noite com o motor quente e desgastado, o despertar costuma ser muito cor­rido. E, assim, com pressa será também o banho, o almoço, a volta para casa e tudo mais.”

Escolhi alguns conselhos do Dr. João para esse momento tão importante:

– Iniciar o dia bebendo água e tomando banho. Fazer pelo menos 20 minutos de alguma ginástica pela manhã. Acordar e dormir cedo devem ser práticas rotineiras.

– Comer mais frutas frescas, saladas cruas, raízes (ce­noura, beterraba, mandioca, inhame, batatas…), carnes brancas em vez de vermelha, chá de hortelã, chá de frutas, chás hepáticos (carqueja, boldo, picão). Co­mer mel, clara de ovo, suspiro. Evitar café, refrigeran­tes tipo cola, excesso detemperos ardidos.

– O ideal é acordar com o nascer do sol. Para quem tem que estar em plena ação às 7-8 horas da manhã, é indicado dormir sem cortina ou blecaute, para que o despertar venha com a cla­ridade, pouco a pouco, ganhando o dia.

O despertar harmônico tem a ver com a nossa forma de encarar a vida e não com a hor que você programa o despertador. Pense nisso e mude aos poucos para ter muito mais qualidade de vida. Que tal aproveitar o ano começando para iniciar novos hábitos? 😉

Beijos,

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?