Os primeiros momentos da manhã são tão importantes quanto o de relaxamento à noite. Se o seu despertador toca e você pula da cama já repassando tudo o que precisa fazer, repense sua rotina e acalme o coração. O momento de acordar é precioso e é a chave para um dia cheio de energia.
A importância de acordar bem
Não faz muito tempo que li uma matéria sobre o “5am club” (uma espécie de filosofia de vida onde as pessoas acordam por volta das 5h da manhã) e achei muito interessante a maneira como algumas pessoas levam a sua vida despertando bem cedo.
Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo, seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano (período de um dia completo), no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. O bacana é que quanto mais nos adequamos a esse ciclo natural, mais reparador é o nosso sono durante a noite, contribuindo para um dia inteiro proveitoso.
Segundo o docente de psicobiologia da Universidade La Sapienza (Roma), Alberto Oliverio, “desde que surgiu na Terra, a vida foi toda organizada de acordo com a evolução do ciclo solar. Também os organismos diversos podem ter um ritmo muito similar ao humano”. Isso me fez pensar no quanto podemos viver melhor se nos reencontrarmos com a natureza e resgatar a nossa essência enquanto seres humanos.
Independente da hora que acordamos, apesar de o ideal ser entre 5h e 8h, é importante que o despertar se faça de um jeito tranquilo. Segundo o Doutor João Curvo, “A forma de acordar o corpo está ligada ao nosso modo de viver. Quando nos tomamos máquina que ao amanhecer aciona o start e só desliga à noite com o motor quente e desgastado, o despertar costuma ser muito corrido. E, assim, com pressa será também o banho, o almoço, a volta para casa e tudo mais.”
Escolhi alguns conselhos do Dr. João para esse momento tão importante:
– Iniciar o dia bebendo água e tomando banho. Fazer pelo menos 20 minutos de alguma ginástica pela manhã. Acordar e dormir cedo devem ser práticas rotineiras.
– Comer mais frutas frescas, saladas cruas, raízes (cenoura, beterraba, mandioca, inhame, batatas…), carnes brancas em vez de vermelha, chá de hortelã, chá de frutas, chás hepáticos (carqueja, boldo, picão). Comer mel, clara de ovo, suspiro. Evitar café, refrigerantes tipo cola, excesso detemperos ardidos.
– O ideal é acordar com o nascer do sol. Para quem tem que estar em plena ação às 7-8 horas da manhã, é indicado dormir sem cortina ou blecaute, para que o despertar venha com a claridade, pouco a pouco, ganhando o dia.
O despertar harmônico tem a ver com a nossa forma de encarar a vida e não com a hor que você programa o despertador. Pense nisso e mude aos poucos para ter muito mais qualidade de vida. Que tal aproveitar o ano começando para iniciar novos hábitos? 😉
Beijos,