A medicina Ayurvedica ou Ayurveda
Atitude Bemglô

A medicina Ayurvedica ou Ayurveda

A medicina Ayurvedica ou Ayurveda

A palavra Ayurveda em sânscrito é formada por duas partes: ayus ou vida e veda ou conhecimento. Portanto, Ayurveda é o conhecimento ou ciência da vida e está presente há milhares de anos no subcontinente indiano. Todo estudante de medicina na Índia, estuda o “Brihat Trayi”, o grande trio de antigos livros escritos em sânscrito: Caraka Samhita (escola de clínica médica), Susruta Samhita (escola de cirurgia) e Astanga Hrdayam (coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata).

A medicina Ayurveda afirma que todas as coisas no universo é formado por 5 elementos básicos da natureza, inclusive o corpo físico faz parte dessa teoria. Os elementos são: Espaço ou Éter, Ar, Fogo, água e terra. Esta ciência tem como objetivo estudar as influências de cada elemento deste sobre o ser humano e a natureza. O homem é um microcosmo do universo, que é o macrocosmo. Os elementos se unem para formar doshas (humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia e na formação dos desequilíbrios psicofísicos. A seguir a definição de cada Dosha, que quando está em desequilíbrio ocorre uma desarmonia causando problemas patológicos.

Pingente Lasca Furo Agata Cinza
Pingente Lasca Furo Agata Cinza

Comprar

O dosha Vata: É espaço e ar, é frio, leve, seco, móvel e rápido, atua principalmente nas funções excretórias e nervosa. No tubo digestivo localiza-se no intestino grosso. Vata desequilibrado ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de espaço e ar (movimento) no nosso corpo físico: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia.

O dosha Pitta: É fogo e água, é quente, moderado e oleoso (úmido), atua principalmente na função metabólica e digestiva. No tubo digestivo localiza-se no estomago e duodeno (intestino delgado). Pitta desequilibrado ou patológico promove um quadro clínico relacionado ao aumento de fogo e água (calor e umidade) no nosso corpo físico: azia, queimação abdominal, fezes soltas, calor no corpo, aumento da sudorese (suor), pele sensível e vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade.

O dosha Kapha: É água e terra, é pesado, oleoso ( úmido), frio e lento, atua na função estrutural e de lubrificação dos tecidos. Kapha desarmônico ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de água e terra no nosso corpo físico: peso corporal aumentado, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções, embotamento mental.

Logo, segundo essa medicina, é preciso detectar primeiro qual Dosha está em desarmonia e então é feito um questionário com 27 questões para cada Dosha. Após responder de acordo com seus sintomas e sensações nos últimos dias é encontrada a raiz do problema.

Os tratamentos ayurvedicos são diversos e dentre eles existe a massagem com óleos medicinais, hábitos mais saudáveis, fitoterapia, terapias purificadoras, medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas além de recomendação de atividade física, prática de Yoga e meditação.

Sem dúvida alguma, estamos ligados a natureza e mesmo com muita gente ignorando, a natureza tem muito a oferecer e nos ajudar, seja em forma de terapias e medicinas específicas ou simplesmente se reaproximando dela, concordam?

Esperamos que tenham gostado!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?