O Epernay Latin Fim Festival está chegando! Desde o surgimento do cinema, importantes obras culturais e artísticas foram realizadas em mais de quarenta países, cujas línguas são derivadas do latim. Estas línguas românicas são: francês, português, catalão, italiano, espanhol e romeno. Com isto em mente, o festival tem como objetivo difundir a cultura e o cinema de línguas românicas, promover o comércio e os intercâmbios culturais entre esses países.
O Epernay Latin Film Festival
O Eparnay Latin Film Festival apresentará anualmente uma série de filmes “latinos” em Epernay, a capital da Champagne. O objetivo do festival é tornar-se uma referência internacional para a cultura romana, trabalhando em cooperação com produtores, realizadores e distribuidores, com o objetivo de divulgar e promover o mercado mundial de filmes onde o país fala, pelo menos, uma das línguas de origem latina.
Além disso, o festival também pretende levar os participantes a descobrirem os filmes desses países ainda inéditos na França e oferecer aos moradores da cidade de Epernay e sua região a oportunidade de ver filmes de qualidade que raramente são exibidos nos cinemas da região.
Os filmes serão selecionados tendo em vista sua participação em festivais internacionais e recompensas de prêmios obtidos ao longo dos últimos dois anos e/ou filmes que não foram exibidos no circuito comercial de cinema europeu. Até a data do festival, uma exposição permanecerá no local dos artistas Juan Carlos Carrillo (peruano) e Alejandro Stock Silberman (uruguaio-espanhol).
A presidente da associação FAZCINE Andrea Darocha e o produtor Patrick Moine são os curadores do festival. O quadro de presidentes honorários é composto por Pierre Barouh (representando a Europa Latina) e Orlando Morais (representando a América Latina). Inclusive, no dia 1 de julho, o festival conta com um show de Orlando Morais para deixar tudo ainda melhor!
Quando e onde acontece o festival?
De 29 de junho a 2 de julho de 2016 no teatro Gabrielle Dorziat, em Epernay (FR)
Filmes que estão concorrendo ao prêmio do público:
- La Dictadura Perfecta (México)
- Magallanes (Peru)
- Alias Maria (Colômbia, Argentina, França)
- Nise – o coração da loucura (Brasil)
- El Abrazo de la Serpiente (Colômbia)
- La Loi de l’Eau (Brasil)
Nós da Bemglô desejamos muito sucesso e mandamos energia boa para o Festival. 🙂
Até a próxima!