Manchas de pele são coisas que podem aparecer a qualquer momento, principalmente se você tem a pele mais branquinha. Algumas são apenas machas de sol, outras são de origem genética e por aí vai. O importante é identificar junto ao dermatologista para que o tratamento mais correto seja feito. Hoje, reunimos alguns tipos de manchas super comuns para te ajudar a identificar e recorrer ao melhor tipo de solução.
Como tratar as manchas de pele
Melasma
Este é o tipo mais comum de mancha de pele e se manifesta em forma de pequenas manchas marrons que aparecem no rosto principalmente depois de pegar sol. Estas manchas estão associadas aos hormônios e por isso, costumam aparece durante a gravidez. Neste caso, o ideal é usar protetor solar diariamente com fator de proteção máximo e evitar fontes de calor excessivas como pegar sol ou usar o forno.
Dermatite
Dermatite é algo que pode ser genético ou desenvolvido ao longo da vida. Representam uma alergia que pode aparecer após o consumo de alimentos alergênicos ou uso de perfumes, cremes ou contato com bijuterias. Neste caso, o ideal é identificar o que está causando alergia para prevenir esta desagradável mancha que vem com coceira.
Pano branco
Também conhecida como micose de praia, surge devido a uma infecção por fungo, que provoca surgimento de várias manchas esbranquiçadas. Para tratar, basta usar um creme antifúngico 2 vezes por dia ou tomar um antifúngico oral.
Fitofotodermatite
Este caso ocorre com a exposição ao sol após entrar em contato com frutas cítricas, como limão e laranja. O ideal é lavar bem a pele e usar um creme com hidroquinona de 2 a 4 vezes por dia.
Manchas de cicatriz decorrente de espinha
A cicatriz de espinha é muito comum entre adolescentes e costuma surgir após tratamento de acne grave. Use neste caso, óleo de rosa mosqueta de 2 a 3 vezes por dia e evite exposição ao sol.
Para prevenir o surgimento de novas manchas na pele, é importante passar sempre um protetor solar com fator de proteção alto antes de sair de casa, hidratar todos os dias a pele com cremes próprios para cada tipo, evitar a exposição solar excessiva e não espremer espinhas ou cravos, que podem deixar cicatrizes escuras na pele.
Até a próxima!