Na hora de planejar uma viagem, são muitas as preocupações e uma delas é onde deixar seu animal de estimação. O que acontece muitas vezes é que a viagem é muito longa, e o pet tem que ir junto causando uma série de preocupações e burocracias na hora de embarcar com seu amigo peludo. Hoje, selecionamos algumas dicas para tornar este processo melhor e deixar seu pet bem à vontade no avião.
Saúde do animal
Verifique a documentação de vacinação do seu animal. É necessário apresentar o certificado de vacinação antirrábica (para animais com mais de 3 meses de idade), aplicada entre 30 dias até 1 ano antes da data do embarque. Caso a vacina esteja vencida ou não seja possível comprovar a vacinação (como acontece em campanhas públicas), é necessário reaplica-la pelo menos 30 dias antes do voo;
Caixa de transporte
Depois de conferir se a companhia aérea permite o transporte de animais, compre em um pet shop uma bolsa ou caixa adequada. Ela precisa ser resistente, ventilada e com tamanho adequado. Além disso, faça a adaptação do animal uns 15 dias antes para que o animal se sinta confortável na caixa. Dê petiscos dentro da caixa, ofereça brinquedos e deixe-o à vontade.
Preparação para a viagem
Na véspera da viagem, recomenda-se dar banho e aparar as unhas do animal. Ofereça alimentos leves no dia da viagem. A última refeição deve ocorrer 2-3 horas antes do embarque, para evitar enjoos. Água pode e deve ser oferecida à vontade, inclusive no aeroporto, logo antes do embarque. Deixe uma roupa sua com ele dentro da caixa forrada com tapete higiênico. Leve a coleira e passeie com seu cão um pouco antes do voo. Incentive ele a urinar/defecar. Dê água;
Não deixe de ler as orientações da companhia e de realizar o processo de adaptação do seu animal. Ao chegar em seu destino, dê um petisco e deixe-o ouvir sua voz para ficar calmo.
Tudo pronto? Boa viagem para você e seu amigo!