Já parou para pensar o quanto devemos à nossas mãos pela nossa capacidade de criar o que é belo e o que é útil? Somos dotados desses fantásticos instrumentos de transformação, seja preparando o alimento, reparando uma peça de roupa ou pintando um cômodo. É também através do feito à mão que damos forma à nossa criatividade. É o talento que traz a identidade de cada peça.
O tema na Bemglô este mês é atitude eco-friendly… prefiro chamar atitude eco-lógica, uma vez que obedece e privilegia uma cadeia onde tudo é aproveitado, buscando a sobrevida dos materiais descartados e beneficiando quem faz.
O feito à mão é um conceito definitivo para uma nova forma de consumo e produção. Por isso trouxemos para a Bemglô uma nova gama de produtos, com as mais diversas técnicas, utilizando material descartado e até mesmo lixo!
Os impactos do feito à mão
A Rede Asta é a grande responsável por esse suporte e continua sendo nossa parceira nessa proposta. Para nossa alegria, a parceria com a Rede Asta deu frutos: as talentosas Marina Klemm e Ana Penso trazem suas bijus estilosas, bordadas e trançadas para incrementar o estilo Bemglô. Chegaram também os já internacionalmente celebrados bonecos de Getúlio Damado. Tudo feito à mão com arte e amor.
O feito à mão envolve um trabalho minucioso, que exige, além da habilidade, o tempo de alguém que, assim como você, tem uma história de vida. Há um universo de possibilidades criativas, realizadas por indivíduos ou cooperativas, que está efetivamente abrindo muitas portas e empoderando geralmente mulheres. Quantas histórias dessas mulheres que, ao acaso ou por necessidade, transformaram um passatempo em profissão: hoje donas do próprio empreendimento, se viram capazes de aprender, criar e crescer, pensando em desperdício-zero e tendo um trabalho socialmente justo e próspero.
“Um produto feito à mão exclui a possibilidade de cópia. Mesmo
que o molde e a técnica sejam as mesmas, é impossível reproduzir
a mão e o coração de quem faz.” – Caroline Caron
