A presença de agrotóxicos nos alimentos é algo que preocupa bastante aqui no Brasil. Comprar verduras, legumes e frutas no mercado e comer achando que está consumindo algo rico em nutrientes e 100% saudável é muito comum, mas infelizmente a realidade não é bem essa. Mesmo com a popularização das feiras orgânicas, sempre precisamos em algum momento consumir algo de origem duvidosa pondo em risco nossa saúde e bem-estar.
Essa enganação toda é um absurdo e o máximo que podemos fazer é buscar os orgânicos e conhecer produtores locais. Além disso, também podemos recorrer a uma alternativa caso não seja possível adquirir um produto de origem confiável: lavar o alimento com receitas caseiras que ajudam a minimizar a presença de agrotóxicos. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas e receitas que podem e devem fazer parte da sua rotina.
– Lavar bem as frutas em água corrente não retira agrotóxicos, mas remove resíduos de pesticidas e substâncias tóxicas
– Usar uma escovinha esfregando suavemente
– Limpe os vegetais somente perto de consumi-los e de preferência com água levemente morna
Agora, vamos as receitas caseiras:
Limão e vinagre branco
Coloque em uma garrafa de spray suco de 1 limão e 2 colheres de sopa de vinagre branco. Complete o frasco com água e agite bem. Aplique sobre as frutas e legumes antes de servir.
Vinagre e sal
Em um bowl, coloque meia xícara de vinagre de maçã e 3 colheres de sopa de sal. Deixe frutas e legumes por 20 minutos nesta mistura e enxague.
Bicarbonato de sódio
Lave as frutas e legumes em uma bacia com água. Dilua 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Mergulhe as frutas e legumes por alguns minutos e esfregue bem para eliminar bactérias e resíduos químicos.
Sempre prefira alimentos orgânicos, pois além de trazer benefícios à saúde você estimula esse tipo de agricultura que não agride o meio ambiente.
Até a próxima!