Quando pensamos no Sul do Brasil e o que se come nessas terras de muito frio comparadas ao restante do país, o primeiro prato que nos vem à cabeça é o churrasco. Apesar de ser um prato paixão nacional, dizem que ao Sul é onde se encontram os melhores. Mas é ingênuo pensar que é a única boa comida que o Rio Grande do Sul, Santa Catarina ou Paraná tem a oferecer. Com influência dos países que faz fronteira (Argentina, Paraguai e Uruguai) e dos imigrantes que se instalaram em colônicas, a culinária do Sul é uma das mais diversas do país.
Italianos, alemães e portugueses, além dos indígenas, trazem sua mistura para os pratos típicos da região. Confira abaixo três receitas para experimentar o sabor do Sul e toda a sua história.
Receitas especiais da culinária do Sul
Barreado
O barreado é a perfeita mistura dos índios e portugueses, com carne cozida em panela de barro vedada com massa de farinha de mandioca. Depois de cozida lentamente come-se com farinha e banana da terra. Aprenda esta receita típica da culinária do Sul brasileiro:
Ingredientes
2,5 kg de coxão mole
300 g de bacon (em cubos)
2 cebolas (picadas)
5 dentes de alho (picados)
10 g de cominho em pó
3 folhas de louro
200 ml de vinagre de vinho
4 colheres (sopa) de óleo de milho
2 litros de água fervente
sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Corte a carne em pequenos pedaços, e junte a carne, bacon, cebolas, alho, cominho, vinagre, sal e a pimenta. Deixe descansar por uma hora.
Unte uma panela de barro com óleo, e quando estiver bem quente acrescente a carne temperada. Mexa bastante por 5 minutos e depois adicione a água fervente.
Feche a panela e barreie a tampa com pirão de farinha de mandioca. Dessa técnica vem o nome do prato. Deixe então cozinhando por 5 horas. Finalize com folhas de louro.
Arroz de carreteiro
O arroz de carreteiro já é famoso em todo o Brasil, mas foi pelas estradas do Sul que ele inicialmente popularizou, feito com carne de sol e inspirado nos carreteiros que cruzavam as estradas e preparavam uma mistura da carne com arroz. Hoje há variações, mas o princípio é essa simples mistura. Aprenda:
Ingredientes
1,5 kg de carne de sol
2 cebolas grandes
1 pimentão verde grande
6 dentes de alho
2 tomates médios
1 maço de salsa e cebolinha
5 xícaras grandes de arroz
10 xícaras e meia de água fervente
Azeite a gosto
Modo de Preparo:
Corte a carne em cubos pequenos e cozinhe para retirar todo o salgado extra natural do corte. Se após a primeira fervura ainda estiver muito salgado, troque a água e o ferva novamente. Então escorra toda a água e frite a carne em azeite.
Acrescente as cebolas, tomates, pimentão, alho, salsa e cebolinha quando a carne estiver dourada. Quando começar a secar, adicione o arroz. Refogue e adicione a água fervente. Quando ferver, abaixe o fogo e espere secar.
Marreco recheado
Nem só de carne vermelha vive a culinária do sul. Se estiver nas festas de outubro em Santa Catarina irá encontrar uma comida típica trazida pelos alemães: o marreco. A ave é tão tradicional que há até uma festa em sua homenagem, a Festa Nacional do Marreco, que acontece na cidade do Brusque, em Santa Catarina. Aprenda:
Ingredientes
1 marreco limpo com miúdos
1 limão
1 cebola média
3 pãezinhos franceses
1/3 xícara (de chá) de água
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de cebolinha picada
Modo de Preparo:
Tempere o marreco com sal, limão e pimenta-do-reino. Triture os miúdos com pão amolecido em água e tempere com sal, salsinha, cebolinha e cebola. Misture bem e recheie o marreco com a massa que se forma.
Coloque o marreco em uma assadeira profunda e adicione 1/2 copo de água. Leve ao forno com 180ºC. Quando estiver dourado, retire o líquido que se formou na assadeira. Vá regando o marreco com o molho que se formou para que ficar bem dourado. É comum servir com repolho roxo e purê de maçã.