No primeiro “Nas Panelas” do ano, nossa dica de receita de risoto de alho poró está repleta de outros ingredientes que amamos – e nosso organismo também. Cada um com seu sabor, eles têm tudo para tornar a refeição em família ainda mais especial, temperando as relações e a vida!
Aproveite para preparar aquele almoço de fim de semana e encante-se com este risoto de alho poró colorido e cheio de conteúdo. Anote aí:
Risoto de alho poró, shiitake e tomate cereja
Ingredientes
300gr de arroz cateto vermelho (pode ser outro)
1 litro de caldo de legumes ou água
Água quente para terminar de cozinhar o arroz, caso preciso
1 cebola picadinha
1/4 xícara de azeite de oliva
1/2 xícara de vinho branco seco – opcional
2 dentes de alho
1 alho poró
200gr de tomate cereja
200gr de shiitake
3 colheres de sopa de biomassa de banana verde (opcional)
Temperinhos a gosto (por exemplo: noz moscada, pimenta do reino, louro e manjericão)
Sal a gosto
Cheiro verde e mix de castanhas trituradas pra finalizar
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 250ºC mais ou menos. Em uma forma de vidro, coloque os tomates já lavados, 1 dente de alho macerado, 3 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta do reino. Misture tudo e leve ao forno por 30 minutos.
Durante este tempo, deixe os demais ingredientes preparados: fatie o alho poró (inclusive a parte verde), pique a cebola, corte o shiitake, o cheiro verde e triture as castanhas. Com o restante do azeite, frite a cebola já na panela do risoto.
Com o fogo baixo/médio, mexa bem para não queimar e quando estiver tudo meio transparente, jogue o alho até dourar. Acrescente o arroz na mesma panela e frite. Logo em seguida, coloque o alho poró, o shiitake, o sal, o vinho e mexa bem.
Quando os tomates estiverem murchos, retire e reserve. Acrescente os temperos aos poucos, colocando mais caldo e mexendo o arroz. Enquanto a água estiver fervendo, acrescente a biomassa e dilua bem.
Vá experimentando o risoto e, se o caldo acabar, use mais água quente para terminar de cozinhar o arroz. Ele estará bom assim que estiver al dente.
Para finalizar, acrescente o tomate confitado (pode jogar todo o caldinho dele no risoto de alho poró), dê uma mexidinha de leve pra que eles não se desfaçam muito e sirva com cheiro verde e castanhas tostadas.