No episódio de hoje, Gloria e a fisioterapeuta Carla Folly apresentam exercícios que ajudarão com que você alcance uma maior flexibilidade nos ombros!
Já sentiu rigidez ou dor nos ombros? Não só depois de uma sessão de treino pesada, mas até por ficar muito tempo sentado? Infelizmente, por conta das horas trabalhadas atrás de uma mesa e por causa do crescente aumento de sedentarismo na população, dores nos ombros se tornaram comuns.
Quando você melhora a flexibilidade nos ombros, você está fazendo um imenso favor à articulação e ligamentos. Isso porque quanto mais melhoramos esse alcance articular, mais prevenimos o desgaste precoce das articulações.
Por isso, o episódio de hoje vem complementar o trabalho iniciado no episódio 6 para a saúde dos ombros. O exercício é simples, sem necessitar de aplicação de força. Você só vai precisar, como diz Carla Folly no vídeo, de “uma flanela e um chão que deslize”!
Confira o passo a passo abaixo!
Melhorando a flexibilidade nos ombros
A flexibilidade nos ombros, assim como no resto da nossa estrutura, aumenta na infância até o princípio da adolescência e diminui ao longo da vida. Ela é alterada com o crescimento e desenvolvimento, assim como através das atividades físicas realizadas no cotidiano. Por isso, os exercícios de alongamento podem evitar lesões provenientes de movimentos não intencionais como também dores ocasionadas por compressão de músculos encurtados.
Não se esqueça de que o primordial em todos os exercícios aqui apresentados é o respeito ao seu limite. Se houver um ponto em que você percebe que não deve avançar, seja porque dói ou porque não sente conforto, então faça o movimento somente até aonde for possível.
Perceba o movimento, se oriente e se avalie! Somente assim você conseguirá maior flexibilidade nos ombros e o fim da dor. Progressivamente, você alcançará um nível em que sentirá a necessidade de avançar mais um pouquinho, até que conseguirá executar um movimento fluido!